O aguardado P Zero Roxo ultramacio faz sua estreia em Mônaco, ao lado do P Zero Vermelho supermacio e do P Zero Amarelo macio. São as três opções mais macias da gama. Esses compostos terão uma boa performance nas condições de baixa aderência e de baixa velocidade no circuito de rua de Monte Carlo, onde a ênfase é sempre na aderência mecânica dos pneus. Monte Carlos é um lugar tão lendário que não há muito a dizer que já não tenha sido dito antes. Ela continua sendo a corrida de mais prestígio do calendário, e também uma das mais imprevisíveis.
O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU:
O circuito de rua oferece aderência muito baixa e um alto grau de evolução da pista ao longo do fim de semana.
As equipes usam uma configuração com alta pressão aerodinâmica para “colar” o carro na pista o tanto quanto for possível.
O uso e a degradação são as mais baixas do ano, tornando estratégias de uma parada possíveis mesmo com compostos macios.
As estratégias devem levar em consideração uma alta probalidade de entrada de safety car e a dificuldade para ultrapassagens.
Com pouca rodagem representativa dos pneus ultramacio até agora, o treino livre da quinta-feira é vital.
A média de velocidade é a mais baixa do ano. Assim, o aquecimento dos pneus é fundamental para maximizar a performance.
OS TRÊS COMPOSTOS ESCOLHIDOS:
Amarelo macio: de forma incomum, é o composto mais duro do fim de semana. Poucos jogos foram selecionados.
Vermelho supermacio: um pneu favorável para acorrida, capaz de stints bem longos em Mônaco.
Roxo ultramacio: escolhido por muitas equipes, é a escolha padrão para o treino de classificação e também é esperado na corrida.
COMO FOI UM ANO ATRÁS:
Vencedor: Rosberg (uma parada: começou com supermacio e mudou para macio na volta 37 de 66).
Melhor posição de uma estratégia alternativa: Hamilton, segundo, com duas paradas. Parou quando liderava a corrida para colocar pneus supermacios novos durante uma entrada de safety car. Posteriormente, o piloto admitiu que isso provavelmente foi um erro.
A ampla maioria dos pilotos fez apenas um pit stop, incluindo Sainz, que terminou em 10º, partindo da última posição.
PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI:
“Monte Carlo será palco da primeira corrida do nosso novo pneu ultramacio, que oferece a máxima performance e tecnologia que conseguimos colocar em um composto. Entretanto, o grande volume de solicitações desse pneu pelas equipes mostra que ele é um autêntico pneu de corrida e não apenas um ‘de classificação’. Com as condições únicas de Mônaco, e seus horários específicos, as equipes buscarão uma leitura minuciosa das características do novo ultramacio durante os treinos livres. Somente então teremos uma ideia precisa de estratégia para a corrida. Porém, com a dificuldade de ultrapassagens, os pilotos tentarão minimizar seus pit stops.”
O QUE HÁ DE NOVIDADE:
Há agora uma imponente nova torre de controle para a corrida, que levou meses para ser construída.
Dependendo dos índices de uso e degradação do uktramacio, podemos ver um GP de Mônaco com múltiplas paradas.
OUTRAS COISAS QUE CHAMARAM NOSSA ATENÇÃO RECENTEMENTE:
Max Verstappen. Ele consegue repetir sua performance estelar de Barcelona, sendo que Mônaco agora é sua casa?
O Campeonato Chinês de GT, no qual a Pirelli agora é fornecedora exclusiva, em um mercado crescente.
Os testes intertemporada da F1 aconteceram na última semana, com Sebastian Vettel e sua Ferrari emergindo como os mais velozes em Barcelona.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.