Possível irregularidade no DRS pode jogar Hamilton para o fim do grid da Sprint Qualifying

Lewis Hamilton corre o risco de ser excluído da classificação para o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, realizada nesta sexta-feira (12) no Autódromo de Interlagos. Segundo o site RaceFans, a Mercedes número 44 não passou na inspeção técnica realizada após a definição das posições de largada para a Sprint Qualifying.

Jo Bauer, delegado técnico da categoria, confirmou que a Mercedes não cumpriu com uma diretiva técnica sobre o funcionamento do DRS. De acordo com o regulamento, a asa móvel pode abrir até 85 milímetros, número que foi extrapolado no carro do inglês.

“As posições ajustáveis do elemento da asa traseira superior foram verificadas no carro número 44 para conformidade com o Artigo 3.6.3 dos Regulamentos Técnicos da Fórmula 1 de 2021. O requisito de distância mínima foi cumprido. Mas o requisito para o máximo de 85 mm, quando o sistema DRS é implantado e testado de acordo com TD / 011-19, não foi cumprido”, diz Bauer.

O delegado encaminhou o assunto aos comissários, que podem excluir Hamilton da classificação caso a infração seja confirmada, o que jogaria o piloto da Mercedes para a última colocação a Sprint Qualifying deste sábado. Para o domingo, o inglês terá uma penalização de cinco posições no grid por conta da troca do motor a combustão de sua unidade de força.

O Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 será disputado no domingo (14), a partir das 14h.