O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, enfatizou seu compromisso em incentivar a diversidade na F1 depois que comentários atribuídos a ele em uma entrevista recente foram interpretados como críticos aos pilotos que promovem essas causas.
Questionado sobre o que ele acha que o automobilismo não deveria se tornar, Ben Sulayem teria dito: “Niki Lauda e Alain Prost só se importavam em pilotar. Agora, Vettel dirige uma bicicleta arco-íris, Lewis [Hamilton] é apaixonado por direitos humanos e Norris aborda saúde mental. Todo mundo tem o direito de pensar. Para mim, trata-se de decidir se devemos impor nossas crenças em algo [sic] sobre o esporte o tempo todo.
“Eu sou de uma cultura árabe. Eu sou internacional e muçulmano. Eu não imponho minhas crenças [sic] a outras pessoas? De jeito nenhum! Nunca. Se você olhar para a minha operação nos Emirados Árabes Unidos: 16 nacionalidades! Cite-me uma federação que tenha tantas nacionalidades.
“No topo, há mais de 34% de mulheres e sete religiões. E ainda mais cristãos do que mulçumanos. Tenho orgulho porque cria credibilidade e mérito.
“Mas eu vou [sic] e coloco minhas crenças? Não. As regras estão lá, mesmo agora há problemas quando se trata de – por exemplo – joias, eu não escrevi isso.”
Em comunicado hoje, o ex-piloto de rally disse que “sempre acreditou no esporte como catalisador do progresso na sociedade”. “É por isso que a promoção da sustentabilidade, diversidade e inclusão é uma das prioridades do meu mandato”, continuou Ben Sulayem, que se tornou presidente da FIA em dezembro. “Da mesma forma, valorizo o compromisso de todos os pilotos e campeões para um futuro melhor.”
Algumas equipes de F1, incluindo Mercedes e Alpine, estão usando pinturas especiais em seus carros neste fim de semana para mostrar o seu apoio à inclusão LGBTQ+ durante o Mês do Orgulho.
“A comunidade LGBTQ+ não tem representatividade e apoio visíveis em nossa indústria, e precisamos mudar isso”, disse o CEO da Alpine, Laurent Rossi. “Queremos que a Alpine seja um local de trabalho aberto, inclusivo e produtivo e que nossos funcionários se sintam felizes e apoiados em seu local de trabalho.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.