Previsão do tempo para o GP do Catar de F1

O Circuito Internacional de Losail pode não ser conhecido pelas equipes de Fórmula 1, mas as fortes oscilações de temperatura entre as sessões, devem ser mais familiares por causa das corridas noturnas em outros desertos.

Mesmo o Catar sendo um país quente, em novembro as temperaturas devem ficar bem aquém dos picos escaldantes do verão. As condições devem ser semelhantes às que os pilotos da MotoGP experimentaram durante a habitual estreia da temporada em março.

As temperaturas máximas neste próximo final de semana devem ficar em torno de 29°C, potencialmente um pouco menos na sexta-feira e um pouco mais no domingo. Losail fica perto da costa, então não enfrenta as quedas acentuadas de temperatura durante a noite que podem acontecer no deserto. No entanto, a umidade relativamente alta causada pela proximidade com a costa, fez a MotoGP ver orvalho sendo formado na pista, tornando a superfície escorregadia, dependendo do horário, mas principalmente ao anoitecer.

No Grande Prêmio do Catar, a maior parte das sessões serão realizadas já no escuro, o TL2, a qualificação, e a corrida começarão 15 minutos após o pôr do sol em Losail. O TL1 e o TL3, no entanto, serão no meio da tarde e provavelmente com temperaturas extremamente altas na pista, em relação às sessões noturnas. Como no caso das corridas de F1 no Bahrein e Abu Dhabi, essas sessões provavelmente serão mais fracas como referência de competitividade do que as outras.

A MotoGP correu durante o dia em Losail nos primeiros anos no circuito, e viu as temperaturas da pista ultrapassarem os 45ºC. Quando a mudança foi feita para corrida sob holofotes, a temperatura foi de menos que 23ºC. Espera-se uma queda semelhante entre as sessões da F1 realizadas à luz do dia e aquelas sob os holofotes, e a temperatura da pista deve cair continuamente durante as três sessões após o pôr do sol.

De qualquer forma, a temperatura não deve cair abaixo de 21°C em qualquer um dos três dias de corrida, o que pode oferecer alguma salvação para as equipes que tentam manter seus pneus em uma janela correta. Losail provou ser um circuito de alta degradação de pneus para outras categorias, e essas quedas nas temperaturas da pista podem levar a mais granulação. A Pirelli levou sua linha de borracha mais dura para este final de semana.

Como era de se esperar para um país tão seco, não há previsão de chuva durante o fim de semana do GP do Qatar. O vento mudará de direção ao longo dos três dias, vindo do noroeste na sexta-feira, antes de mudar para vindo do sudeste no sábado e domingo.

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon