Um projeto de lei quer conceder a Lewis Hamilton o título de cidadão honorário do Brasil. O PCR 79/2021, de autoria do deputado federal André Figueiredo (PDT/CE), que foi encaminhado para a mesa diretora da Câmara dos Deputados no dia 7 de março, “concede ao Sr. Lewis Carl Davidson Hamilton o título de cidadão honorário da República Federativa do Brasil”.
A justificativa do pedetista é de que o piloto da Mercedes repetiu o gesto do tricampeão do mundo Ayrton Senna ao carregar a bandeira do Brasil enquanto fazia sua volta de desaceleração no GP do Brasil de 2021. O projeto diz que “Esse gesto de respeito à memória do maior piloto brasileiro repercutiu em todos e cada um de nossos cidadãos. Senna não era apenas um piloto, mas representava a imagem de um Brasil que dava certo, que ganhava, que era visto positivamente pelo mundo”.
O projeto do deputado cearense data do dia 16 de novembro, dois dias depois da realização do Grande Prêmio de São Paulo, vencido por Hamilton em Interlagos. Caso seja aprovado, o título deverá ser entregue ao heptacampeão do mundo em uma sessão solene, marcada pela mesa diretora da Câmera de Deputados.
Caso o projeto seja aprovado, não será a primeira vez que Hamilton ganhará um título de algum governo. No final de 2021, o piloto recebeu o título de “Sir” ao ser nomeado cavaleiro, em cerimônia realizada no Castelo de Windsor e que contou com a presença do Príncipe Charles. Outros três pilotos da F1 contam com esse título: Jack Brabham, Stirling Moss e Jackie Stewart.
Veja o projeto de lei que quer conceder a Lewis Hamilton o título de cidadão honorário do Brasil aqui.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.