Abbi Pulling foi quem ditou o ritmo do primeiro de dois dias de testes coletivos da F1 Academy em Zandvoort. Nesta terça-feira (16), em uma gelada e molhada Holanda, foi a representante da Alpine quem liderou a tabela de tempos nas atividades intertemporada com o tempo de 1min46s59.
O campeonato 2024 da categoria exclusivamente feminina deu o pontapé inicial ainda em março com o GP da Arábia Saudita. Na época, dividindo a pista com a F1, realizou a rodada dupla e o grande nome do final de semana foi Doriane Pin, que conseguiu pole e duas vitórias, mas uma punição na corrida 2 promoveu Pulling ao triunfo.
Agora, enquanto aguardam a chegada do GP de Miami, segunda etapa do calendário, foram até a pista holandesa para dois dias de baterias. Neste início de atividades, as competidoras tiveram dois blocos de tempo de 3h cada, mas com uma chuva incessante marcando presença em quase totalidade do tempo.
Na parte da manhã, Pulling, explorando as condições complicadas e com névoa de Zandvoort, foi quem abriu as atividades com a marca de 1min54s484. Mantendo o bom ritmo, chegou a baixar ainda mais sua marca ao cravar 1min48s170, sendo mais de 2s mais veloz que Maya Weug, que vinha em segundo.
Por conta das condições do asfalto, a primeira metade do dia foi marcado por inúmeras interrupções. Primeiro por conta de uma escapada de Aurélia Nobels na curva 13 e, assim que a sessão foi retomada, foi a vez de Chloe Chambers escapar no mesmo ponto. Depois, Lia Block foi quem provocou a bandeira vermelha ao sair na curva 3 e assim que deu bandeira verde, mais uma nova parada, dessa vez por óleo na pista.
A medida que o relógio foi rodando, os tempos foram caindo e Jessica Edgar chegou a tomar a ponta antes de Chambers bater a volta. Entretanto, não demorou muito para também se empurrada para baixo por Nerea Martí que, com 1mmin47s496, foi a mais rápida da manhã.
Depois do encerramento da primeira parte, a sessão da tarde começou. Quem abriu a tabela foi Weug com 1min54s891. Entretanto, não demorou para a primeira bandeira vermelha após Lia Block bater na barreira na curva 3. Assim que tudo foi retomado, Edgar rapidamente superou a adversária da Ferrari e já baixou para 1min49s.
Então, após uma troca de posições entre Jessica e Maya e, depois, Chambers se colocando na segunda colocação, uma nova bandeira foi acionada por Emily de Heus, que acertou a zebra e depois rodou na curva 13. Entretanto, por conta da forte chuva que caía no momento, não houve pressa para retomar as atividades e as pilotas se mantiveram nos boxes..
As condições melhoraram na hora final e Pulling mais uma vez tomou a liderança com 1min48s412 antes de Edgar retomar a ponta de sua compatriota e, mais uma vez, bandeira vermelha, agora pela escapada de Bianca Bustamante na curva 7.
Dali até o final da sessão, Abbi e Doriane Pin trocaram posições, mas foi a pilota da Alpine quem encerrou o dia na frente. Weug ficou em terceira, com Edgar e Bustamante completando as cinco primeiras posições – a brasileira Nobels foi a décima.
As pilotas da F1 Academy voltam á pista em Zandvoort na próxima quarta-feira, 17 de abril, para o último dia de testes coletivos.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.