A FIA confirmou que, Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg devem começar o Grande Prêmio da Itália no final do grid.
As penalidades eram iminentes desde o último final de semana em Spa, com Ricciardo confirmando, após sua saída antecipada na Bélgica que uma queda no grid estava a caminho.
Isso porque ele teve o motor Spec-3 da Renault trocado em Monza, levando-o ao limite da temporada antes que as penalidades de grid fossem aplicadas.
O australiano teve alguns problemas iniciais com a nova unidade de potência na Itália, pois sofreu uma perda de potência no primeiro treino livre, mas o problema foi corrigido para a segunda sessão.
Enquanto isso, Hulkenberg já estava enfrentando a perda de 10 posições no grid, por ter causado um grande acidente em Spa, que mandou Fernando Alonso por cima de Charles Leclerc.
Com essa penalidade no horizonte, uma tática de troca de motor também ocorreu na Renault, o que confirmou Hulkenberg na parte de trás do grid.
Max Verstappen também terá um novo motor Spec-B Renault e um novo MGU-H, mas ele ainda está dentro de seu limite da temporada, portanto, nenhuma penalidade será aplicada neste final de semana.