Kimi Raikkonen admitiu que a estratégia usada pela Mercedes em Monza prejudicou uma possível vitória da Ferrari.
O finlandês conseguiu vencer Lewis Hamilton e seu colega de equipe Sebastian Vettel na pole de sábado, mas em uma corrida emocionante, ele não conseguiu segurar o britânico pelo triunfo no GP da Itália.
O campeão mundial de 2007 manteve Hamilton atrás até após os pit-stops, onde se defendeu com sucesso de um ‘over-cut’ quando parou mais cedo. No entanto, a Mercedes optou por deixar Valtteri Bottas na pista, a fim de segurar Raikkonen e permitir que o tetracampeão se aproximasse.
Hamilton de fato diminuiu a diferença para o finlandês, enquanto sua Ferrari lutava para tentar ultrapassar Bottas. Depois da Mercedes do compatriota entrar para o pit, Raikkonen com pneus desgastados virou presa fácil para o britânico, sendo ultrapassado com pouco menos de 10 voltas para o final.
“Isso é o que acontece às vezes. É um jogo muito normal que está sendo jogado por todos os três melhores times. Às vezes funciona e às vezes não. É uma daquelas coisas”, disse Raikkonen enfatizando a estratégia dos rivais.
“Eu tentei, mas foi impossível no final, infelizmente. Longe do ideal, mas é isso que temos. É difícil aceitar, mas tentamos e tivemos um grande apoio de muitas pessoas.
“Pelo menos ficamos em segundo lugar e vamos continuar lutando. Obrigado e desculpe por não vencer”, finalizou dizendo o finlandês.