Categoria: F1
|
6 de janeiro de 2021 10:20

Raio X da temporada 2020 da F1: Aston Martin Red Bull Racing

A Red Bull começou 2020 cheia de expectativas. A equipe dizia que desde 2013 não se via em melhor condições para o início de temporada. A Honda prometia uma grande melhoria para os motores e tudo cabia para que os taurinos finalmente voltassem a vencer um campeonato. Mas no fim, foram 3 vitórias e mais um vice-campeonato.

O que aconteceu?

O conjunto RB16/Honda foi considerado bom. Mas os testes em Barcelona mostraram que todo o esforço feito, não era o bastante para bater as Mercedes… O responsável pelo programa japonês, Masafumi Yamamoto, em entrevista dada algumas semanas atrás, reconheceu que não esperava um avanço tão grande dos alemães.

Para completar, localizou-se um problema no spoiler dianteiro e no difusor que não geravam o apoio aerodinâmico previsto por não possuírem o devido reforço estrutural. Isso obrigou a um retrabalho não previsto e gerou um replay de um acidente de Albon tal qual Gasly no ano anterior. O fechamento da fábrica por conta da COVID na Inglaterra acabou atrapalhando a resolução.

Enquanto isso, restava a Verstappen e Albon lutarem conta as Mercedes. E acabou sendo uma briga de 1 conta 2: o holandês levou a equipe nas costas, enquanto o anglo-tailandês ia se apagando pouco a pouco, não lembrando o piloto que havia chamado a atenção no ano anterior e substituindo Pierre Gasly ainda no meio da temporada. Albon tentou andar no mesmo ritmo de Max, mas aconteceu poucas vezes. Na maioria das corridas, foi uma situação de ficar preso no meio do pelotão.

Mas a Red Bull tentou. Ao longo da temporada, Verstappen tentou chegar nas Mercedes. Foram estratégias diferentes, corridas agressivas, trabalhos de box rápidos (foi a equipe mais rápida)…mas não foi o bastante. Faltou consistência para conseguir dar o salto. Esperava-se que o fim do “modo festa” na Itália permitiria uma aproximação, mas o efeito esperado não surtiu efeito Um trabalho de desenvolvimento foi conduzido para corrigir as falhas e nas provas finais, a Red Bull conseguiu se aproximar.

Um certo gosto amargo ficou na boca diante das metas estabelecidas. Para completar, a Honda anunciou que sai da categoria no fim de 2021. Agora, a Red Bull trabalha para efetivamente fazer o RB16B funcionar bem desde o início e que a Honda entregue um bom trabalho para sua despedida.

Em termos de pilotos, os taurinos resolveram apostar fora de sua biosfera e trouxeram Sergio Perez para o lugar de Albon, que se torna piloto reserva do time. A expectativa é que o mexicano consiga ser uma efetiva sombra para Max Verstappen e consiga ajudar a Red Bull a obter o título de Construtores, coisa que ocorreu pela última vez em 2013…

 

ASTON MARTIN RED BULL RACING

Carro: RB16
Motor: Honda RA 620H
Pilotos : Alexander Albon (23) / Max Verstappen (33)
Classificação nos Construtores: 2º (319 pontos)
Diretor Técnico: Adrian Newey
Chefe de Equipe: Christian Horner

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Dudu Barrichello vai correr na Fórmula Regional Europeia :

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.