Rara dobradinha pai e filho ou fim do jejum na terra do ídolo: Rosberg x Hamilton

Nico Rosberg e Lewis Hamilton são os favoritos à vitória deste domingo, em Interlagos. E cada um dos pilotos da Mercedes tem motivos para considerar um triunfo no GP do Brasil bastante especial.

O alemão, que lidera o campeonato com 349 pontos, se vencer conquista seu primeiro título na categoria, igualando o pai, Keke Rosberg, campeão pela Williams em 1982. Este seria apenas o segundo dueto com pai e filho campeões da F-1; até hoje, Graham Hill (1962 e 1968) e Damon Hill (1996) são os únicos desta lista.

Além disso, ninguém venceu três vezes consecutivas o GP do Brasil, seja em Interlagos ou em Jacarepaguá. Rosberg venceu em 2014 e 2015. Nas duas, largou na pole-position.

Hamilton, segundo colocado com 330 pontos, precisa evitar um triunfo do companheiro para levar a decisão do título à última etapa, em Abu Dhabi, dia 27 de novembro.

Embora tenha conquistado o seu primeiro título em Interlagos, em 2008, o inglês tem dificuldades pilotando justamente na terra de seu ídolo, Ayrton Senna. Até hoje, ele não venceu provas no Brasil. Foi segundo colocado duas vezes, terceiro, quarto, quinto, sétimo e nono uma vez cada uma, e abandonou em outras duas oportunidades.

Durante a semana, Hamilton foi seguidamente questionado sobre este jejum e diz não ter explicações para os problemas no Brasil. Rosberg, por sua vez, resumiu-se a dizer que ama São Paulo, mas que os resultados anteriores não terão nenhum peso na decisão do título de 2016.

Nos treinos de ontem, Hamilton liderou tanto de manhã quanto de tarde. Rosberg, por outro lado, foi o terceiro na primeira atividade e o segundo, na de tarde. Como tem sido durante toda a temporada, as Mercedes devem ter uma briga particular pela ponta em Interlagos. Qual dos dois vai levar a corrida?