A Red Bull decidiu usar um terceiro elemento de unidade de potência MGU-K no carro de Max Verstappen, dando ao holandês uma penalidade de grid, embora não tenha impacto real em sua posição de largada no GP de Mônaco.
Verstappen bateu no FP3, o que obrigou a equipe a trocar sua caixa de câmbio, o que significa que ele não conseguiu entrar na pista na classificação, deixando-o no fim do pelotão.
Verstappen já havia usado anteriormente apenas uma MGU-K nesta temporada, mas a Red Bull decidiu pegar a punição de grid agora, enquanto Verstappen está começando no fim do grid de qualquer maneira.
A FIA divulgou um comunicado confirmando a notícia: “Após a sessão de qualificação, o motor-cinético (MGU-K) do carro número 33, piloto Max Verstappen, foi substituído por um novo que é a terceira das duas novas unidades geradoras cinéticas (MGU-K) permitidas para a temporada do Campeonato de 2018.
“Como isso não está em conformidade com o Artigo 23.3a do Regulamento Esportivo de Fórmula 1 de 2018, estou remetendo este assunto aos comissários para sua consideração. A unidade geradora cinética (MGU-K) foi substituída com a aprovação do delegado técnico da FIA, após pedido por escrito da equipe em causa, em conformidade com o artigo 34.2 do Regulamento Desportivo de Fórmula 1 de 2018.”