A Renault confirmou que está em negociações para assinar com Esteban Ocon, piloto júnior da Mercedes, para 2019, e tem como objetivo, o Grande Prêmio da Bélgica para anunciar sua dupla de pilotos.
Ocon tem sido associado a uma mudança por empréstimo para a Renault na próxima temporada, substituindo Carlos Sainz e ficando ao lado de Nico Hulkenberg.
O chefe da Renault F1, Cyril Abiteboul, disse à emissora francesa Canal + antes do Grande Prêmio da Hungria, que conversas com a Ocon estavam acontecendo, mas isso não significa que ele teria a garantia de se juntar à equipe.
Abiteboul disse que espera que as conversas continuem com os representantes de Ocon e de Sainz durante as férias de verão e acha que a decisão será tomada por volta do Grande Prêmio da Bélgica no final de agosto.
“Nós não tomamos uma decisão, não assinamos nada”, disse Abiteboul. “Temos várias opções, boas opções”.
“Carlos continuar com a gente é uma deles, mas as coisas estão nas mãos da Red Bull”.
“Esteban se juntar a nós pode ser uma opção. A Mercedes está no comando da carreira de Esteban, e isso é uma coisa boa, mas também é algo que temos que considerar ”.
Sainz pressiona a Renault, porque não quer ficar ligado à Toro Rosso pela quarta temporada e enfrentando falta de oportunidade na equipe sênior da Red Bull.
Max Verstappen assinou uma extensão de contrato no final do ano passado, enquanto Daniel Ricciardo está pronto para conseguir um novo contrato com a Red Bull, o que dá a Sainz a chance de tentar se mudar para a Renault permanentemente.
Ocon está na metade de sua segunda temporada com a equipe cliente da Mercedes, a Force India, tendo iniciado sua carreira na F1 em meados de 2016 com a Manor, que também usava motores Mercedes na época.
No entanto, o chefe da Mercedes F1, Toto Wolff, admitiu no início da semana do GP da Hungria que a empresa estava aberta para a Ocon se juntar a um fabricante rival de motores.
Abiteboul disse: “Nós temos conversado por um longo tempo, nós primeiro contatamos seu gerente e Toto, a semanas, meses atrás”.
“Estamos conversando e continuaremos conversando com todos durante o intervalo, incluindo Carlos”.
“Mais uma vez, nenhuma decisão foi tomada, veremos com o tempo e chegaremos a uma decisão em Spa”.
“Acho que todos os requisitos serão cumpridos para que possamos anunciar as coisas em Spa”, finalizou.