Renault deve sugerir quatro motores para suas equipes clientes

As equipes com motor Renault estão considerando usar quatro motores por piloto em vez de apenas três em 2018. As regras mudaram ao longo do inverno europeu, o que significa que os pilotos serão penalizados se usarem mais de três unidade de potência durante a longa temporada de 21 corridas.

Mas, segundo o ‘Auto Motor e Sport’, a Renault pode recomendar que suas equipes usem quatro motores e se programem para uma penalidade “voluntária” em algum momento. “A vida muito longa do motor, retarda o desenvolvimento”, disse o chefe da equipe na F1, Cyril Abiteboul.

O que ele disse, em teoria, é que um piloto pode usar o mesmo motor por 7 corridas antes que seja trocado. Mas usando quatro motores, a Renault poderia apresentar mais desenvolvimento. “O equilíbrio entre confiabilidade e desenvolvimento para mais potência é incrivelmente difícil de se encontrar”, acrescentou Abiteboul.

A Red Bull, cliente da Renault, parece estar pronta para quatro motores na temporada: “Se você planeja estrategicamente as penalidades, você não perde tanto”, disse o Dr. Helmut Marko. “Começamos no fim em Monza no ano passado e terminamos em quarto lugar”, acrescentou.

E o chefe da McLaren, Eric Boullier, disse: “Nós faremos o que é melhor para nós, e veremos onde estamos depois, mas a questão de três ou quatro motores está em discussão”.

A Mercedes parece que não adotará a mesma abordagem de quatro motores: “Uma penalidade significa que você pode perder uma corrida e isso pode lhe custar o título”, disse Andy Cowell, chefe de motor da Mercedes.