Foto: AFP PHOTO / JOSE JORDAN
As equipes com motor Renault estão considerando usar quatro motores por piloto em vez de apenas três em 2018. As regras mudaram ao longo do inverno europeu, o que significa que os pilotos serão penalizados se usarem mais de três unidade de potência durante a longa temporada de 21 corridas.
Mas, segundo o ‘Auto Motor e Sport’, a Renault pode recomendar que suas equipes usem quatro motores e se programem para uma penalidade “voluntária” em algum momento. “A vida muito longa do motor, retarda o desenvolvimento”, disse o chefe da equipe na F1, Cyril Abiteboul.
O que ele disse, em teoria, é que um piloto pode usar o mesmo motor por 7 corridas antes que seja trocado. Mas usando quatro motores, a Renault poderia apresentar mais desenvolvimento. “O equilíbrio entre confiabilidade e desenvolvimento para mais potência é incrivelmente difícil de se encontrar”, acrescentou Abiteboul.
A Red Bull, cliente da Renault, parece estar pronta para quatro motores na temporada: “Se você planeja estrategicamente as penalidades, você não perde tanto”, disse o Dr. Helmut Marko. “Começamos no fim em Monza no ano passado e terminamos em quarto lugar”, acrescentou.
E o chefe da McLaren, Eric Boullier, disse: “Nós faremos o que é melhor para nós, e veremos onde estamos depois, mas a questão de três ou quatro motores está em discussão”.
A Mercedes parece que não adotará a mesma abordagem de quatro motores: “Uma penalidade significa que você pode perder uma corrida e isso pode lhe custar o título”, disse Andy Cowell, chefe de motor da Mercedes.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.