Renault impõe prazo para que a Red Bull decida sobre o fornecimento de motores

O chefe Renault, Cyril Abiteboul, disse que dará à Red Bull um prazo até o mês de maio, para uma decisão sobre o fornecimento de motores em 2019, respeitando o regulamento da FIA sobre o assunto.

O atual contrato da Red Bull, com a fornecedora francesa, cobre apenas a temporada deste ano. Por isso, a equipe austríaca já está observando a forma como a Honda esta se saindo com a equipe júnior, a Toro Rosso.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, confirmou em Barcelona que a equipe está mantendo suas opções abertas.
“Tudo está aberto para 2019”, disse ele. “Nós iremos prestar atenção em como as coisas se desenvolvem na Toro Rosso, mas não há preconceitos à medida que nos seguimos para a temporada”.

Apesar do discurso paciente de Horner, a Renault não está disposta a esperar que a Red Bull se preocupe com as mudanças e prazos, e quer que a equipe cumpra o apêndice 9 dos Regulamentos Esportivos da F1. O tal trecho do regulamento abrange o fornecimento do motor em alguns detalhes, incluindo a obrigação dos fabricantes de fornecer um número mínimo de equipes, se necessário. Além disso, detalha um prazo de até 15 de maio para que as ofertas de fornecimento do motor, da próxima temporada, sejam confirmadas.

Entretanto, esse requisito é flexível – a mudança da McLaren para a Renault e da STR para a Honda, por exemplo, chegou muito mais tarde no ano passado – apesar disso, a Renault vê o prazo como o momento em que a Red Bull deve fazer a sua decisão.

“Nós não vamos ficar por aí para sempre”, disse o chefe da Renault, Abiteboul. “Eu sei o que Christian está se referindo quando diz que ele tem opções. “Ele está absolutamente certo. Como ele, eu leio contratos e conheço a obrigação que temos com o esporte.”

Abiteboul confirmou que a Red Bull só tem comprometimento com a Renault até a data limite, e não necessariamente precisa finalizar os detalhes de um possível novo contrato. Quando perguntado sobre o impacto financeiro na Renault, de ter somente um único cliente para 2019, Abiteboul respondeu: “Nós sempre dissemos que ser um fornecedor de motor é um negócio muito ruim”.

Se a Red Bull decidir mudar para a Honda em 2019, a Renault só terá a McLaren como cliente na próxima temporada.