A FIA e as equipes rivais querem fechar uma brecha nas regras que explica parte da superioridade do carro de 2016 da Mercedes.
Essa é a afirmação da revista alemã ‘Auto Motor und Sport’, alegando que a equipe prateada não tem apenas o melhor motor da Fórmula 1, mas também o melhor chassi.
O relato afirmou que a Mercedes possui um sistema de controle hidráulico de rolagem e altura – similar ao conceito FRIC que foi banido – que usa de modo inteligente o “degrau” no topo do chassi para imitar a suspensão ativa.
Por motivos estéticos, esse “degrau” pôde ser coberto pelo chamado “painel da vaidade” depois de 2012, mas isso também deu à Mercedes um lugar para esconder o sistema fora do tubo de carbono.
O correspondente Michael Schmidt declarou: “Agora, as outras equipes reconhecem o truque e colocaram o assunto na agenda da reunião técnica de terça-feira após Monza”.
Ele acrescentou que a FIA gostaria de banir o sistema rapidamente, mas a concordância de todas as equipes – incluindo a Mercedes – seria necessária para mudar o regulamento de 2017.