Daniel Ricciardo afirmou que o GP de Singapura pode ter sido sua última corrida na Fórmula 1. O piloto australiano, que voltou ao grid da categoria com a AlphaTauri (atual RB) no meio do ano passado, com o objetivo de reconquistar um lugar na Red Bull Racing, admitiu que há uma ‘chance realista’ de que sua participação na temporada de 2024 tenha chegado ao fim, em meio a especulações de que Liam Lawson pode assumir seu lugar já na próxima corrida nos EUA.
Ricciardo, que fez uma parada no final da corrida deste domingo para colocar pneus macios novos e cravar a volta mais rápida da prova, terminou como o último classificado. Ao ser questionado sobre sua presença no próximo GP, em Austin, o piloto foi franco: “Obviamente há uma chance realista de que isso não aconteça.”
O australiano comentou sobre a incerteza que paira sobre seu futuro na equipe e na categoria: “Tem sido uma situação corrida a corrida com a RB, para todos nós. Eu gostaria de ter tido um final de semana melhor, mas quem sabe se isso teria mudado alguma coisa ou se a decisão já havia sido tomada antes”, disse ele.
Ricciardo também afirmou que não pretende buscar oportunidades em outras equipes da F1, já que seu desejo é competir apenas no nível mais alto. “Sempre disse que não queria ser alguém que apenas ocupa um lugar no grid. Este ano, o propósito era fazer o suficiente para voltar à Red Bull Racing e lutar por vitórias novamente.”
Aos 35 anos, Ricciardo reconheceu que não tem conseguido mostrar a mesma velocidade e consistência que o tornaram uma das grandes promessas da categoria no passado. Ele refletiu sobre a evolução da F1 e como os jovens pilotos estão cada vez mais preparados, graças a simuladores e ao acesso aos dados. “Talvez seja uma tarefa muito difícil lutar nesse nível semana após semana”, acrescentou.
Para Ricciardo, o mais importante agora é sair da Fórmula 1 com boas lembranças. “Se isso for realmente o fim, quero garantir que sairei com boas recordações, e não com aquela sensação de estar apenas lutando para não ficar fora do Q1 em todos os finais de semana”, completou.
Com o futuro incerto, Daniel Ricciardo parece estar em paz com a possibilidade de encerrar sua carreira na Fórmula 1, deixando para trás um legado de oito vitórias e várias boas atuações.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP de Singapura com o jornalista Rodrigo França.