Rafa Catelan
Empresa responsável pela construção do novo autódromo do Rio de Janeiro (RJ), que deverá ser erguido na região de Deodoro, a Rio Motorsports busca realizar a compra dos canais Fox Sports no Brasil. A holding ajudou o canal a comprar os direitos de transmissão da temporada da MotoGP neste ano, campeonato do qual o possível novo autódromo carioca já possui um acordo com a Dorna para receber o Mundial de Motovelocidade.
De acordo com reportagem publicada pelo UOL Esporte, representantes da Rio Motorsports têm se reunido com membros do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) desde o mês de março. A holding obteve autorização do órgão para tentar comprar o Fox Sports, uma vez que cumpriu com os requisitos que provam ser capaz de ter capacidade financeira e técnica para manter o canal em funcionamento.
Outra intenção da Rio Motorsports com a compra dos canais esportivos é mais ambiciosa: adquirir os direitos de transmissão da Fórmula 1, principal categoria do esporte a motor mundial, tradicionalmente exibido pelo Grupo Globo. A última vez que a categoria não teve a temporada exibida pela emissora da família Marinho foi em 1980, ano em que a Band transmitiu o mundial.
O atual contrato da Globo com a Fórmula 1 vai até o final deste ano, e ainda não começou a ser discutido para uma renovação por conta da pandemia de coronavírus que atinge todo o planeta. Para este ano, a emissora carioca vendeu cinco das seis cotas de patrocínio, cada uma a R$ 98,8 milhões, totalizando R$ 494 milhões apenas dos apoiadores.
Atualmente, os canais Fox Sports têm boa variedade de competições do esporte a motor exibidas em sua programação. Além da MotoGP, a emissora conta com os direitos de transmissão da Fórmula E, da Nascar e do WRC. No futebol, o Fox Sports mostra a Copa Libertadores, a Copa do Nordeste, e os campeonatos Alemão e Argentino.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.