Rivais permitem que Force India mantenha premiação em dinheiro

A Force India poderá manter sua parte do prêmio em dinheiro da Fórmula 1, depois de uma decisão unânime das outras nove equipes da categoria.

O antigo time de Vijay Mallya foi resgatado da administração judicial, após uma ação liderada por Lawrence Stroll. A mudança de propriedade resultou em uma alteração de nome da equipe, que agora se chama “Racing Point Force India”, depois de receber uma nova entrada no campeonato pela FIA.

No entanto, isso significaria perder o direito ao prêmio em dinheiro da “Coluna 1”, que é dividido entre as dez equipes da F1. Mas, em uma atitude surpreendente, todos os outros nove times concordaram em permitir que a nova equipe receba os ganhos da concorrente original.

Apesar disso, os ganhos da “Coluna 2”, resultantes dos pontos marcados no Campeonato de Construtores, não serão levados adiante. As equipes insistiram que a nova rival não poderia manter os pontos e assim a ex-Force India foi excluída do campeonato, e o novo time começará do zero neste fim de semana.

Otmar Szafnauer, novo chefe da Racing Point Force India, disse que a equipe ainda será chamada de “Force India” até o final da temporada.

“O nome do chassi continua sendo Force India”, disse Szafnauer.

“É o mesmo carro, os mesmos patrocinadores, as mesmas pessoas, os mesmos ativos que foram comprados e acho que a continuidade do nome é algo que o Grupo de Fórmula 1 quer para que não confunda os fãs.

“Se o carro parece o mesmo, e tem os mesmos patrocinadores e as mesmas pessoas e os mesmos pilotos, mas você o chama de algo diferente, isso pode ser um pouco confuso.

“Então vamos ficar Force India até o final do ano e depois decidimos o que chamar depois disso”, acrescentou Szafnauer.