Nico Rosberg recebeu 10 segundos de punição para o GP da Grã-Bretanha, derrubando-o para terceiro, atrás de Max Verstappen.
Rosberg encontrou um problema na caixa de câmbio na fase final da corrida, com a equipe o informando para trocar um ajuste no seu volante e evitar usar a sétima marcha.
O alemão da Mercedes logo foi colocado sob investigação e, depois de longas deliberações, os comissários determinaram que as mensagens ajudaram seus esforços e lhe puniu.
Como resultado disto, Rosberg cai de segundo para quarto, com Verstappen ganhando uma posição, enquanto sua liderança do campeonato sobre o vencedor da corrida Lewis Hamilton agora é de somente um ponto.
“Tendo considerada a questão extensivamente, os comissários determinaram que a equipe deu algumas instruções ao piloto que eram especificamente permitidas sob a Diretiva Técnica 014-16”, lê-se o comunicado.
“No entanto, os comissários determinaram que a equipe então foi além e deu instruções ao piloto que não eram permitidas sob a Diretiva Técnica, e quebravam o Artigo 27.1 do Regulamento Esportivo, que os pilotos devem pilotar o carro sozinhos e sem ajuda”.
Rosberg admitiu depois do GP da Grã-Bretanha que se ele não recebesse as instruções da equipe, sua caixa de câmbio teria falhado, mas esperava evitar ser penalizado.