Nico Rosberg recebeu 10 segundos de punição para o GP da Grã-Bretanha, derrubando-o para terceiro, atrás de Max Verstappen.
Rosberg encontrou um problema na caixa de câmbio na fase final da corrida, com a equipe o informando para trocar um ajuste no seu volante e evitar usar a sétima marcha.
O alemão da Mercedes logo foi colocado sob investigação e, depois de longas deliberações, os comissários determinaram que as mensagens ajudaram seus esforços e lhe puniu.
Como resultado disto, Rosberg cai de segundo para quarto, com Verstappen ganhando uma posição, enquanto sua liderança do campeonato sobre o vencedor da corrida Lewis Hamilton agora é de somente um ponto.
“Tendo considerada a questão extensivamente, os comissários determinaram que a equipe deu algumas instruções ao piloto que eram especificamente permitidas sob a Diretiva Técnica 014-16”, lê-se o comunicado.
“No entanto, os comissários determinaram que a equipe então foi além e deu instruções ao piloto que não eram permitidas sob a Diretiva Técnica, e quebravam o Artigo 27.1 do Regulamento Esportivo, que os pilotos devem pilotar o carro sozinhos e sem ajuda”.
Rosberg admitiu depois do GP da Grã-Bretanha que se ele não recebesse as instruções da equipe, sua caixa de câmbio teria falhado, mas esperava evitar ser penalizado.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.