Nico Rosberg diz que ficou “muito surpreso” por ser penalizado pelos comissários por esta disputa com Max Verstappen durante o GP da Alemanha.
Rosberg caiu para quarto depois de uma largada ruim, atrás do seu companheiro na Mercedes, Lewis Hamilton, e da dupla da Red Bull, Verstappen e Daniel Ricciardo.
O holandês da Red Bull e o alemão da Mercedes pararam mais cedo do que os outros líderes, numa estratégia alternativa, e ficaram próximos depois de seu segundo pit-stop.
Rosberg mergulhou por dentro de Verstappen no hairpin, forçando o piloto da Red Bull a espalhar, mas mais tarde tomou uma punição de cinco segundos.
O vice-líder do campeonato então caiu novamente na rodada final de pit-stops, onde ele cumpriu a punição, e ficou atrás Hamilton, Ricciardo e Verstappen na linha de chegada.
“Eu pensei que seria uma boa disputa”, comentou Rosberg. “Eu fiquei muito surpreso quando fui punido, eu não esperava isso, mesmo”.
Rosberg minimizou o impacto da sua punição sendo cautelosamente aplicada, com as imagens da televisão mostrando que ele ficou parado por oito segundos, antes de sua equipe trabalhar em seu carro.
“Foram assim que as coisas aconteceram, mas não acho que fez diferença no final, já que eu não teria como brigar com as Red Bull depois da punição”, disse.
“Sem a punição eu estava na frente deles, até o pit-stop eu estava andando em segundo, então foi a punição que me custou o pódio, mas, de todo modo, eles estavam andando num bom ritmo”.
Rosberg, agora 19 pontos atrás de Hamilton no campeonato, admitiu que levará tempo para superar o desapontamento de não conseguir converter sua pole em vitória em casa.
“19 pontos não é a parte mais dura, o mais duro é perder a corrida em casa da maneira que foi”, disse. “Isto é muito, muito duro, e levará algum tempo para digerir”.