Rosberg supera Hamilton no primeiro treino em Xangai

Nico Rosberg superou seu companheiro de equipe na Mercedes, Lewis Hamilton, durante o primeiro treino livre desta sexta-feira para o GP da China, enquanto Felipe Massa e Kevin Magnussen sofreram ambos incidentes em alta velocidade.

Rosberg cravou uma volta em 1:38.037 já nos instantes finais com os pneus macios, um décimo e meio à frente de Hamilton, depois de dois períodos de bandeiras vermelhas.

A Williams causou a primeira ao que sua carenagem na área traseira esquerda fez com o pneu de Felipe Massa escapasse da sua roda, fazendo com que ele rodasse.

Os mecânicos fizeram mudanças e o enviou de volta à pista para outra volta, mas ele sofreu outro furo no mesmo lugar ao fim da sua volta.

Logo depois do segundo problema de Massa, a suspensão traseira esquerda de Kevin Magnussen cedeu na reta oposta, causando significante dano.

A fornecedora de pneus da Fórmula 1, Pirelli, afirmou que ambas as falhas no carro de Massa “não mostraram sinais de furo”, com investigações sobre o problema de Magnussen ainda em andamento.

Apesar de mais rápida, a Mercedes também enfrentou problemas, Hamilton rodou duas vezes na Curva 11, e Rosberg parou ao fim da sessão com uma suspeita de problema no motor.

A Ferrari e a Red Bull ocuparam as quatro seguintes posições, Sebastian Vettel à frente do seu ex-companheiro Daniel Ricciardo, e Kimi Raikkonen na frente de Daniil Kvyat.

Carlos Sainz Jr. e Max Verstappen colocaram suas Toro Rosso no top 10, separados pelos pilotos Jenson Button, da McLaren, e Nico Hulkenberg, da Force India.

Fernando Alonso marcou seu retorno à ação na 12ª posição, ficando entre a outra Force India e a Williams de Sérgio Perez e Valtteri Bottas, respectivamente.

Alonso fará novos exames médicos antes do segundo treino livre.

Romain Grosjean, da Haas, começou seu fim de semana em 14º, à frente de Marcus Ericsson, da Sauber, enquanto a dupla da Manor, Rio Haryanto e Pascal Wehrlein, rondaram Jolyon Palmer.

Felipe Nasr foi o piloto mais rápido a registrar uma volta.

Magnussen e Massa não registraram voltas rápidas por conta de seus problemas, juntamente com Esteban Gutierrez, o piloto da equipe Haas completou somente duas voltas de instalação.

A próxima sessão de treinos livres começa às 3h (horário de Brasília) na madrugada desta quinta para sexta-feira.

 

Confira o resultado do primeiro treino livre em Xangai:

20160415_chinesegp_fp1