Ross Brawn elogia Brasil: escolha da pista é “crítica” para boas sprints na F1

Ross Brawn acredita que a emocionante Sprint Race da Fórmula 1 em Interlagos foi a prova de que o sucesso do formato de corridas curtas depende muito da escolha da pista.

Depois da chuva que caiu durante a qualificação para o Grande Prêmio de São Paulo, Kevin Magnussen, com a Haas, conquistou a pole position na sexta-feira. No sábado, a sprint de 24 foi a mais divertida nesse formato até agora.

George Russell, piloto da Mercedes, venceu a Sprint, enquanto grandes disputas aconteceram em todo o grid, incluindo o contato entre os companheiros de equipe Esteban Ocon e Fernando Alonso, além de Max Verstappen, campeão com a Red Bull, sofrendo com a alta degradação dos pneus.

O formato Sprint tem sido elogiado desde sua introdução em 2021, com a mudança de estrutura do fim de semana – com a qualificação na sexta-feira, seguida pela sprint no sábado e o Grande Prêmio no domingo – também agrada os organizadores.

Mas Brawn, que se aposentou depois de deixar o cargo de diretor de automobilismo da Fórmula 1, diz que a corrida no Brasil foi a prova de que o formato funciona bem, mas precisa do circuito adequado.

“Acho que esta foi uma das pistas [Interlagos] que pensamos que produziria, e acho que nos diz que a escolha da pista é absolutamente crítica”, disse Brawn ao Formula1.com após a sprint em Interlagos.

“É [uma] corrida de 100 km, sem pit stops, pneus macios são os que eu acho que podem durar, mas ficam um pouco complicados no final. Então teve todos os ingredientes e foi uma corrida fantástica [no Brasil].

“Mas é uma base perfeita para evoluirmos para a próxima etapa. Não acredito que devemos fazer uma revolução. Acho que temos um ótimo formato.”

O número de sprints dobrará de três para seis na próxima temporada, com Interlagos e Áustria permanecendo como sedes em 2023 e Silverstone voltando a uma estrutura padrão de fim de semana, com quatro circuitos definidos para receber um sprint pela primeira vez.

Rodadas de sprint F1, temporada 2023
Grande Prêmio do Azerbaijão, Baku, 28 a 30 de abril
Grande Prêmio da Áustria, Spielberg, 30 de junho a 2 de julho
Grande Prêmio da Bélgica, Spa-Francorchamps, 28 a 30 de julho
Grande Prêmio do Qatar, Losail, 6 a 8 de outubro
Grande Prêmio dos Estados Unidos, Austin, 20 a 22 de outubro
Grande Prêmio de São Paulo, Interlagos, 3 a 5 de novembro

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai