Foto: MotoGP
A lenda da MotoGP, Valentino Rossi, falou sobre sua quase mudança para a Fórmula 1 há 15 anos.
Rossi fez uma série de testes com a Ferrari e manteve discussões com a equipe italiana sobre uma possível transferência das duas para quatro rodas.
O italiano testou o carro de F1 da Ferrari pela primeira vez em 2004 em sua pista de Fiorano, o que Rossi descreve como um dos destaques de sua carreira.
“Foi um momento muito bom na minha vida”, disse Rossi em entrevista a Graham Bensinger. “Stefano Domenicali, então na Ferrari, me ligou e disse: ‘Por que não experimentamos o carro’?”
“Eles têm uma pista em Fiorano, onde testam os carros de Fórmula 1, é uma pista de um minuto, mas é rápida. Nós organizamos isso, cheguei em segredo no dia anterior. Tivemos que tentar manter isso em segredo, mas não foi no final. Ficamos no escritório de Enzo Ferrari, sozinhos, eu e Uccio (Salucci). Foi um momento inesquecível”, disse ele.
Alguns anos depois, foi formado um plano que potencialmente levaria Rossi da MotoGP para a F1.
No entanto, Rossi disse que na viagem de avião para casa após um teste em Valência em 2006 com vários outros pilotos de F1, ele optou por permanecer na MotoGP.
“Eu estava muito perto de mudar para a F1”, disse ele. “Em 2006, fiz um teste, um teste real junto com pilotos reais em Valência. Foi um bom teste, fui bastante rápido.”
“Mas lembro-me que foi na viaagem de volta para casa no avião, quando decidi ficar na MotoGP. Para a Fórmula 1, eu tinha um plano, mas não era direto com a Ferrari. Era começar com uma equipe pequena, tentar ganhar experiência e depois, se eu fosse rápido o suficiente, chegar na Ferrari.”
“Foram muitos pontos de interrogação. Acho que com o carro não fiquei tão mal, mas queria continuar na MotoGP. Nao foi facil. Também tive muita pressão do meu lado. As pessoas diziam: ‘Vá para os carros, vá para Ferrari, é algo grande’.”
“Todo mundo, quando eu tentava explicar, me dizia: ‘Não, não, você tem que ir para a F1!’ Até minha mãe, por exemplo. Mas acho que tenho que decidir por mim mesmo, e no meu coração, achei que tinha que ficar na MotoGP”, acrescentou, Rossi que se aposentou das corridas na MotoGP no final de 2021.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.