O Safety Car comemorou seu 50º aniversário na Fórmula 1 no GP do Canadá. Exatamente 50 anos atrás, o carro de segurança entrou em ação pela primeira vez. Isso ocorreu em 1973, e também no GP do Canadá, que ainda era disputado em Mosport Park, o antigo circuito canadense onde o GP de F1 era realizado até 1977.
Bernd Mayländer, um piloto alemão que já correu de Kart, Fórmula Ford e DTM, entre outras categorias, é o piloto do Safety Car desde 2000. A partir da temporada 2021, o Safety Car vermelho da Mercedes e o verde da Aston Martin são usados alternadamente nos GPs da F1.
O engenheiro da Aston Martin, Dan Fallows, comentou sobre o carro de segurança na F1: “Acho que o carro de segurança desempenha uma função importante na Fórmula 1. Obviamente, vimos muita ação com o Safety Car nos últimos anos também, mas acho que o mais importante é que é uma prova real do compromisso da FIA, em melhorar a segurança ao longo nos últimos 50 anos, e o Safety Car é uma grande parte disso”, disse ele.
Fallows, de 49 anos, também afirmou que é uma vitrine para sua equipe: “Obviamente, para nós, como Aston Martin, é uma vitrine muito importante, e podemos ver isso nos finais de semana de corrida, o que é ótimo para nós”, finalizou.