Uma das perguntas que todo fã de esporte a motor faz, especialmente no começo do ano, é “onde determinada corrida será transmitida”. Com o aumento das exibições das mais variadas categorias do automobilismo e do motociclismo, a dúvida sobre como acompanhar alguns campeonatos é crescente entre os admiradores das competições automotores.
Para responder essa pergunta, a reportagem de F1MANIA.NET entrou em contato com as emissoras de TV para montar um guia de onde acompanhar cada campeonato do esporte a motor. A nota é publicada em janeiro e algumas categorias ainda não possuem acordo de transmissão até o fechamento da reportagem.
Alguns campeonatos do esporte a motor também terão transmissão através do YouTube. E aqui cabe uma explicação: por existirem categorias que são exibidas em mais de um canal na plataforma de vídeos, sempre vamos nos referir a estas competições apenas com transmissão “do YouTube”.
A Fórmula 1 ficou perto de mudar de emissora, mas permanecerá na Band em 2025. A emissora paulista chegou a negociar a quebra o contrato com o Liberty Media, válido até o final deste ano, e a TV Globo ficou perto de retomar os direitos da categoria, o que foi frustrado com a manutenção do acordo do “canal do esporte”.
Desta forma, o que se viu nos últimos anos segue valendo em 2025, com a Band e seu canal esportivo na TV por assinatura, o BandSports, exibindo a mais importante categoria do esporte a motor mundial. A tendência é de que o BandSports siga com os treinos livres e a classificação, enquanto a emissora aberta exiba os 24 GPs do ano.
Além da F1, as categorias de base seguirão exibidas nos canais do Grupo Bandeirantes. A Fórmula 2, a Fórmula 3 e a F1 Academy, campeonato voltado exclusivamente para mulheres, terão exibição do BandSports. Todos estes campeonatos de base estão na grade de programação desde a aquisição dos direitos da F1.
Outros dois campeonatos mundiais contam com transmissão do grupo de comunicação da família Saad: a Fórmula E e o WEC. A categoria elétrica tem todas as provas exibidas no BandSports e algumas delas na Band. Já o campeonato de corridas de longa duração é reservado ao canal esportivo, tendo compactos mostrados em TV aberta. Os dois campeonatos são exibidos também no YouTube.
Passando para as duas rodas, a MotoGP seguirá com suas corridas exibidas pelos canais ESPN, além da plataforma de streaming Disney+. Desta forma, as outras categorias que integram o Mundial de Motovelocidade, a Moto2, a Moto3 e a MotoE seguem exibidas na programação do canal esportivo do Grupo Disney em 2025.
Outro campeonato que contará com transmissão da ESPN no próximo ano será a Indy. Um novo acordo, valido por três temporadas a partir de 2025, foi firmado no início deste ano, garantindo a categoria americana na programação, além das exibições de todas as atividades no Disney+. A TV Cultura também contará com as corridas da Indy em sua grade, partindo para a quinta temporada como casa da categoria em TV aberta.
Ainda com relação a Indy, o acordo da ESPN com a categoria contempla também as exibições da Indy NXT, a principal categoria de acesso ao mais importante campeonato de monopostos dos Estados Unidos. O Disney+ mostrará todas as provas da categoria, com algumas corridas sendo exibidas também através dos canais ESPN.
Passando para o automobilismo brasileiro, a Stock Car vai manter o seu esquema de transmissões para a temporada de 2025. Isso significa que as corridas contarão com transmissões de Band, em sinal aberto, Sportv e BandSports, na TV por assinatura, e pelo YouTube.
Ainda nas categorias nacionais, o DTM, principal campeonato do automobilismo alemão, e que conta com GTs no grid atualmente, terá mais uma temporada exibida pela ESPN e pelo Disney+. Já o WRC, o Campeonato Mundial de Rally, segue sendo exibido no streaming, através do Rally.TV, que pode ser assinado através do DAZN, também um serviço pago.
Entre os campeonatos que foram exibidos na TV em 2024 e que ainda não tem transmissão garantida para este ano, estão a Nascar, principal categoria do esporte a motor dos Estados Unidos, e o Mundial de Superbike, campeonato mais importante de motos de produção com preparação.
Confira abaixo a lista de campeonatos com transmissão no Brasil:
Fórmula 1: Band e BandSports
Fórmula 2: BandSports
Fórmula 3: BandSports
F1 Academy: BandSports
Fórmula E: Band (algumas corridas), BandSports e YouTube
WEC: Band (compactos), BandSports e YouTube
MotoGP: ESPN e Disney+
Indy: TV Cultura, ESPN e Disney+
Indy NXT: ESPN e Disney+
Stock Car: Band, Sportv, BandSports e YouTube
DTM: ESPN e Disney+
WRC: Rally.TV (dentro do DAZN)