Carlos Sainz fechou na frente o primeiro dia de atividades do GP da Inglaterra da F1. Na tarde desta sexta-feira (1), aproveitando as condições melhores da pista, o espanhol tratou de se colocar como o mais veloz do pelotão.
A segunda sessão do dia foi bastante diferente da abertura das atividades. O motivo é que o asfalto já estava seco comparado com a manhã e, portanto, dessa vez todos os pilotos deixaram os boxes e fizeram voltas rápidas.
Mais uma vez a Ferrari mostrou força na pista da Inglaterra. Tanto Charles Leclerc quanto Carlos Sainz se colocaram sempre dentro do top-3, mas Red Bull e Lewis Hamilton também têm se colocado entre os melhores no primeiro dia inglês.
Então, com a marca de 1min28s942, único competidor a ficar na casa de 1min28s, foi quem ficou com a primeira posição da tabela de tempos. Lewis Hamilton, Lando Norris, Max Verstappen e Charles Leclerc completaram os cinco mais velozes da sexta-feira.
Saiba como foi o treino livre 2 do GP da Inglaterra da F1:
Bastante diferente da primeira sessão do dia, o segundo treino em Silverstone tinha condições mais firmes. O sol já brilhava no céu e a pista estava quase totalmente seca com o termômetro chegando a 19º e o asfalto batendo 31ºC.
Portanto, após um TL1 bastante modorrento e com pouca ação, os pilotos não demoraram a deixar os boxes quando o relógio começou a rodar. Logo aceleravam na pista inglesa nas primeiras voltas de instalação.
Os tempos começaram, então, a surgir na tabela com menos de cinco minutos já completados. Max Verstappen, que não fez volta rápida na primeira sessão, era o mais rápido do momento com 1min31s438.
Entretanto, o holandês da Red Bull logo foi superado. Um dos mais rápidos da parte da manhã, Carlos Sainz se colocou na ponta ao bater o tempo anterior em quase 1s, mas logo viu seu companheiro Charles Leclerc se catapultar para a ponta.
Dez minutos rodados na Inglaterra e George Russell completou no rádio de um incidente perigoso ao ser bloqueado por uma AlphaTauri. Lando Norris e Verstappen também escaparam da pista, o primeiro na Abbey e o segundo, na curva 3.
No momento, o melhor tempo da sessão é 1min29s639 do monegasco da Ferrari. Sainz, Verstappen, Sergio Pérez e Lewis Hamilton completam os cinco primeiros colocados – todos com pneus médios.
Durante a sessão, o heptacampeão entrou no rádio da Mercedes para dizer que o carro estava quicando bastante nos trechos de alta do circuito. Entretanto, não é pelo porpoising, mas sim o bouncing.
Nesta primeira parte da sessão, há uma grande gama de escolha de pneus. Leclerc, Verstappen, Sainz, Hamilton, Pérez, Lance Stroll, Yuki Tsunoda e Guanyu Zhou estão de compostos médios.
Já Fernando Alonso, Alexander Albon, Esteban Ocon e Nicholas Latifi optaram por calçar os macios. O restante do pelotão está rodando com os duros, tudo para testar o que não foi visto do TL1.
Na folha de tempos, apenas os três primeiros colocados estavam dentro da casa de 1min29s. O trio estava separado por apenas 0s423, enquanto Pérez, o quarto colocado e rodando em 1min30s baixo, estava a 0s633 do ponteiro.
Nas dez primeiras colocações, sete equipes apareciam com seus pilotos. A Red Bull tinha sua dupla, assim como Ferrari e Alpine. Mercedes, Williams, McLaren e AlphaTauri também marcavam presença.
Neste momento, com pouco mais de 20 minutos rodados, apenas Valtteir Bottas e Russell estavam na pista. O momento é de troca de pneus e possível mudança nos ajustes para os competidores, que logo saem do pit-stop.
Depois de muitas tentativas, a liderança de mãos. Sainz era o mais veloz do pelotão com 1min28s942, único dentro de 1min28s e seguido por Norris, Leclerc, Alonso e Russell completavam os cinco primeiros.
O treino já havia entrado na fase quase final com menos de 20 minutos para a bandeira quadriculada. Neste ponto, a maior parte dos competidores optava por pneus macios para as voltas de ataque – apenas Norris, de duro, e Nicholas Latifi, de médio, eram exceção.
Inclusive, o canadense da Williams eram quem mais aparecia fora do ritmo. Enquanto todos os pilotos estavam a, no máximo, 1s6 do ponteiro, o competidor estava a 2s3 de desvantagem do primeiro colocado.
Durante o treino, a Aston Martin revelou que Sebastian estava com um pequeno danificado em seu assoalho. Entretanto, a equipe trabalhou rápido e o tetracampeão logo pôde voltar para a pista.
Mensagem positiva para a Mercedes. No final da sessão, o engenheiro de Russell diz que o inglês já está com um ritmo próximo ao da dupla da Ferrari calçando os pneus duros.
Bandeira quadriculada e a primeira colocação ficou com Sainz. O espanhol fez 1min28s942 e foi seguido por Hamilton, Norris, Verstappen e Leclerc completando os cinco primeiros colocados.
1) Carlos Sainz Jr. (Ferrari) 1’28.942
2) Lewis Hamilton (Mercedes) 1’29.105
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes) 1’29.118
4) Max Verstappen (Red Bull) 1’29.149
5) Charles Leclerc (Ferrari) 1’29.404
6) Fernando Alonso (Alpine/Renault) 1’29.695
7) Sergio Pérez (Red Bull) 1’29.753
8) George Russell (Mercedes) 1’29.799
9) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes) 1’29.902
10) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 1’29.942
11) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari) 1’30.000
12) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes) 1’30.057
13) Esteban Ocon (Alpine/Renault) 1’30.238
14) Alexander Albon (Williams/Mercedes) 1’30.263
15) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari) 1’30.271
16) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull) 1’30.338
17) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 1’30.480
18) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull) 1’30.510
19) Mick Schumacher (Haas/Ferrari) 1’30.609
20) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes) 1’31.326
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.