Carlos Sainz Jr perderá três posições no grid de largada do Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1, depois de ser punido pelo seu acidente com Romain Grosjean no Canadá.
O piloto da Toro Rosso entrou em contato com a Haas de Grosjean entre as Curvas 2 e 3, rodando e acertando em cheio a Williams de Felipe Massa antes de parar no muro.
Sainz argumentou que não podia ver Grosjean por estar em seu ponto cego.
O incidente foi investigado depois que a corrida acabou e os comissários decidiram que Sainz foi culpado, dizendo que seu movimento foi “descuidado e potencialmente perigoso”.
Grosjean definiu a mudança de direção repentina de Sainz como “muito perigosa”.
“O piloto do Carro 55 (Sainz) afirmou que olhou em seus espelhos, mas o carro estava em seu ponto cego e, portanto, ele não viu”, afirmaram os comissários.
“Não obstante isso, a nossa conclusão de que a colisão não foi causada por uma ato deliberado por parte do piloto do carro 55, achamos que sua suposição (como ele próprio afirmou) que não havia carro ao lado dele e, portanto, ele poderia se mudar para Essa posição da pista, foi descuidada e potencialmente perigosa.
“Isso foi evidenciado pela nova colisão com o carro 19 (Massa), resultado direto desse incidente, que causou o abandono do carro 19”.
Sainz recebeu uma penalidade e perderá três posições no grid para a próxima etapa em Baku e também mais dois pontos de penalidade na licença, elevando o total do espanhol para sete nos últimos 12 meses.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.