Sebastian Vettel venceu a primeira etapa de 2018 da Fórmula 1, o Grande Prêmio da Austrália, realizada na madrugada deste domingo (25) em Melbourne. Lewis Hamilton (Mercedes) terminou em segundo com Kimi Raikkonen (Ferrari) em terceiro.
A Haas foi a “culpada” pela vitória do alemão depois que sua dupla de pilotos teve problemas após as paradas nos boxes. Uma roda solta tirou Kevin Magnussen da corrida e então Romain Grosjean parou logo depois de deixar o pitlane com o mesmo problema. Primeiramente o “Safety Car Virtual” foi ativado antes do carro de segurança ser chamado na pista e com isso, Vettel, que ainda não tinha parado nos boxes, aproveitou para voltar à frente de Hamilton. O problema da Haas foi na pistola pneumática e o incidente está em investigação pelos comissários.
Fernando Alonso (McLaren) foi o quinto colocado seguido por Max Verstappen (Red Bull). Alonso também aproveitou o carro de segurança para fazer sua parada e ganhar posições, apesar dos ataques de Verstappen o espanhol manteve-se na P5.
Nico Hulkenberg (Renault) foi o sétimo colocado à frente de Valtteri Bottas, que largou em 15º depois do acidente durante a qualificação. Bottas largaria em 10º mas a Mercedes teve que trocar a caixa de câmbio do finlandês resultando na penalidade de cinco posições no grid. Posteriormente a equipe alemã optou também por trocar o motor do w09 #77, a segunda das três unidades de potências disponíveis antes que penalidades sejam aplicadas.
Stoffel Vandoorne (McLaren) terminou na nona posição com Carlos Sainz (Renault) fechando os dez melhores do dia.
A Force India terminou na P11 e P12 com Sergio Perez e Esteban Ocon, respectivamente. Além da dupla da Haas, Pierre Gasly (Toro Rosso), Marcus Ericsson (Sauber) e Sergey Sirotkin (Williams) não completaram a corrida.
A Fórmula 1 volta com a segunda etapa da temporada de 2018 no dia 6 de abril às 08h00 (horário de Brasília) com o primeiro treino livre para o Grande Prêmio do Bahrain.
Confira o resultado do GP da Austrália de F1:
1) #5 Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
2) #44 Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
3) #7 Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari)
4) #3 Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-TAG Heuer)
5) #14 Fernando Alonso (ESP/McLaren-Renault)
6) #33 Max Verstappen (HOL/Red Bull-TAG Heuer)
7) #27 Nico Hülkenberg (ALE/Renault)
8) #77 Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
9) #2 Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren-Renault)
10) #55 Carlos Sainz (ESP/Renault)
11) #11 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)
12) #31 Esteban Ocon (FRA/Force India-Mercedes)
13) #16 Charles Leclerc (MON/Sauber-Ferrari)
14) #18 Lance Stroll (CAN/Williams-Mercedes)
15) #28 Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso-Honda)
OUT) #8 Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari)
OUT) #20 Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
OUT) #10 Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso-Honda)
OUT) #9 Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari)
OUT) #35 Sergey Sirotkin (RUS/Williams-Mercedes)