O ex-piloto Fórmula 1 e atual comentarista, Martin Brundle, afirmou que as regras da categoria ‘desestimulam ultrapassagens’, depois da disputa entre Max Verstappen e Lando Norris no GP dos EUA.
Norris estava se aproximando de Verstappen no final da corrida no Circuito das Américas e, na volta 52, a dupla entrou roda a roda na curva 12. Verstappen manteve a linha interna, mas abriu bastante para a saída da curva, levando Norris com ele e o piloto da McLaren lançou-se à frente de seu rival da Red Bull para o terceiro lugar.
Os comissários tiveram uma visão negativa da manobra de Norris, impondo-lhe uma penalidade de cinco segundos que o rebaixou para P4 na classificação final da corrida.
“Na minha opinião, as Diretrizes de seis páginas (portanto, não regulamentos), que foram aprovadas pela FIA, pela associação de pilotos (GPDA) e pelas equipes, são um modelo para desestimular ultrapassagens, especialmente pelo lado de fora”, disse Brundle para a Sky Sports F1.
“Um piloto pode manipular o sistema, por exemplo, acelerando e abrindo a curva, garantindo assim que o piloto que está fazendo a ultrapassagem no lado interno seja penalizado por não permitir uma ‘largura justa e aceitável’ do ápice até a saída da curva”, disse ele.
“Não sei o que aconteceu com a abordagem ‘deixe-os correr’ de algum tempo atrás, que funcionava razoavelmente bem. Na minha opinião, se você ultrapassar um carro no lado interno de uma curva, mantendo-se sob controle e não travando as rodas, e permanecendo dentro dos limites da pista, então você ganhou a curva e pode pegar a linha normal de corrida na saída, e cabe ao piloto que foi ultrapassado ceder, não acelerar e inevitavelmente abrir a curva”, acrescentou.
Brundle continuou: “George Russell recebeu uma penalidade injustificável em Austin porque as diretrizes tiveram que ser aplicadas. Se Russell foi penalizado por empurrar Valtteri Bottas para fora, Verstappen não deveria ter sido penalizado por fazer exatamente a mesma coisa e empurrar Norris para fora na mesma curva?”
“E aqui está outra pergunta, dado que Norris havia passado Verstappen pelo lado de fora antes da curva 12, quando Verstappen voltou para o lado interno, quem estava realmente fazendo a ultrapassagem no ápice da curva, Verstappen ou Norris? Acho que todos nós provavelmente gostaríamos de ver provavelmente os mesmos comissários durante todo o ano, para que os pilotos e os comissários possam estar todos na mesma página, e que possamos aplicar o bom senso quando necessário, em vez de ter que seguir realmente a letra da lei”, completou Brundle.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.