Foto: XPB Images
Valtteri Bottas garantiu a pole position para o Grande Prêmio de Sakhir de Fórmula 1, superando seu companheiro de equipe George Russell por apertados 26 milésimos. Max Verstappen larga em terceiro.
Charles Leclerc colocou a Ferrari na segunda fila do grid e vai largar na quarta posição. Depois de um final de semana ruim para a Scuderia, o monegasco conseguiu uma volta impressionante no Q3. Do outro lado da garagem italiana, Sebastian Vettel foi eliminado no Q2 e não participou da disputa da pole pela 12º vez consecutiva.
Sergio Perez, da Racing Point, confirmou seu bom desempenho dos treinos e vai largar em quinto. Seu companheiro de equipe, Lance Stroll, vai largada na P10.
A AlphaTauri também continuou com as boas performances no Bahrein. Daniil Kvyat vai largar em sexto, enquanto Pierre Gasly em nono.
Daniel Ricciardo vai largar em sétimo e Carlos Sainz em oitavo. O companheiro de equipe de Ricciardo na Renault, Esteban Ocon, não conseguiu progredir para o Q3 depois de boas sessões de treinos e teve que se contentar com a 11ª posição no grid.
Outro que decepcionou foi Alexander Albon. Se por um lado Verstappen brigou pela pole, o tailandês da Red Bull errou em sua última tentativa no Q2 e vai largar na P12.
Q1 – 18 minutos de pista e os cinco mais lentos são eliminados
Pietro Fittipaldi abriu os trabalhos e era o primeiro na pista quando o sinal verde foi dado. Kevin Magnussen veio logo atrás, aproveitando o vácuo do brasileiro. Fittipaldi vai largar na última posição, depois de uma penalidade de grid pela troca de motor já que ele carrega o histórico de Romain Grosjean.
Depois da dupla de pilotos da Haas, a Williams mandou Nicholas Latifi e Jack Aitken para a pista.
Sainz assumiu a P1, mesmo com pneus duros. Leclerc momentaneamente assumiu a liderança, mas foi superado por Kvyat.
A dupla da Mercedes então pulou na ponta com Bottas à frente de Russell, ambos com os pneus médios, mas durou pouco. Sergio Perez marcou 54.267s e assumiu a P1 com os macios.
Foi então a vez de Max Verstappen marcar 54.037s e assumir a liderança do Q1 com sete minutos na regressiva.
Aitken fez um bom tempo, suficiente para a 15ª posição. Com cinco minutos para o fim do Q1, os eliminados eram Latifi, Gasly, Raikkonen, Giovinazzi e Fittipaldi.
Quando faltavam três minutos para o fim do primeiro estágio da qualificação, a maioria dos pilotos retornou à pista.
Bottas marcou 53.904s e assumiu a P1. Russell também melhorou, mas ficou pouco mais de um décimo atrás de Verstappen.
Entre os eliminados, Gasly marcou o quinto tempo e Giovinazzi o 13º, empurrando Magnussen e Aitken para o bloco dos cinco eliminados.
No fim, os eliminados foram: Magnussen, Latifi, Aitken, Raikkonen e Fittipaldi. O grid todo foi separado por 1,5s, a qualificação mais disputada da temporada até aqui.
Verstappen, Albon e Ricciardo não arriscaram voltar para a pista no fim do Q1 e conseguiram passar para o Q2 economizando um jogo de pneus.
Q2 – 15 minutos de pista, os 10 primeiros se classificam para a disputa da pole
Sainz foi o primeiro na pista no início do Q2. É bom lembrar que quem termina entre os 10 primeiros larga amanhã com os pneus utilizados para a melhor volta do Q2.
Mercedes, Red Bull e Ferrari foram para a pista com os pneus médios.
Gasly assumiu a ponta com 54.130s, mas foi superado pela dupla da Mercedes Russell e Bottas. Bottas apenas 16 milésimos à frente de seu companheiro de equipe Russell.
Verstappen passou e marcou o terceiro tempo, pouco mais de um décimo atrás de Russell. Kvyat era o quarto e Gasly o quinto. Gasly teve sua volta deletada e caiu para a P11.
Com sete minutos na regressiva, Perez marcou 53,787s e assumiu a liderança do Q2.
A Ferrari foi a última a fazer suas voltas rápidas no Q2. Leclerc marcou o sexto tempo, mas Vettel não completou a volta e foi para os boxes. Vettel acumula um resultado ruim de 11 corridas sem passar para a disputa da pole position no Q3.
Depois das primeiras voltas rápidas no Q2, os eliminados eram Ocon, Gasly, Vettel, Norris e Giovinazzi.
Gasly melhorou e subiu para a P10. Albon errou na última volta e ficou entre os eliminados, assim como Norris. Ocon, Vettel e Giovinazzi foram ou outros eliminados.
Q3 – 12 minutos que definem o pole position
Bottas e Russel, a dupla da Mercedes, foi a primeira na pista quando o sinal verde veio.
O finlandês assumiu a liderança, seguido por Russel. Verstappen então marcou 53.591s e assumiu a P1. Leclerc também conseguiu uma boa volta e ficou 0,022s atrás de Verstappen.
Bottas marcou 53.377s e reassumiu a liderança do Q3 quando faltavam pouco menos de cinco minutos para o fim do Q3. Russell também melhorou e subiu para a P2, pouco mais de um décimo atrás do seu companheiro de equipe.
Confira o grid de largada para o GP de Sakhir 2020 de F1:
1) Valtteri Bottas (Mercedes) 53,377
2) George Russell (Mercedes) 53,403
3) Max Verstappen (Red Bull/Honda) 53,433
4) Charles Leclerc (Ferrari) 53,613
5) Sergio Pérez (Racing Point/Mercedes) 53,790
6) Daniil Kvyat (AlphaTauri/Honda) 53,906
7) Daniel Ricciardo (Renault) 53,957
8) Carlos Sainz Jr. (McLaren/Renault) 54,010
9) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda) 54,154
10) Lance Stroll (Racing Point/Mercedes) 54,200
11) Esteban Ocon (Renault) 53,995
12) Alexander Albon (Red Bull/Honda) 54,026
13) Sebastian Vettel (Ferrari) 54,175
14) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari) 54,377
15) Lando Norris (McLaren/Renault) 54,693
16) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 54,705
17) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes) 54,796
18) Jack Aitken (Williams/Mercedes) 54,892
19) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari) 54,963
20) P.Fittipaldi (Haas/Ferrari) 55,426
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: GP do Sakhir de F1: primeiros treinos e expectativas para a corrida:
Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.