Uma situação potencialmente perigosa surgiu no Grande Prêmio da Emilia Romagna, quando vários pilotos encontraram fiscais que ainda trabalhavam na pista.
O Safety Car foi chamado quando o carro de Max Verstappen foi parar na caixa de brita na curva Villeneuve, depois de ter um pneu estourado.
Sob o carro de segurança, George Russell da Williams perdeu o controle de seu FW43 na Acque Minerale e bateu no muro.
Após algumas voltas, os que estavam a uma volta atrás receberam o sinal para ultrapassar, conforme o protocolo habitual.
No entanto, um grupo de quatro fiscais ainda estava trabalhando na área onde Russell havia batido, com um deles na pista removendo os destroços.
Kimi Raikkonen foi o primeiro a encontrar a cena e desviou, o que levou Antonio Giovinazzi, Nicholas Latifi e Romain Grosjean, a fazerem o mesmo.
Sebastian Vettel e Lance Stroll, seguindo em intervalos separados, chegaram no local em velocidade, com Stroll em particular passando perto a uma velocidade considerável.
A situação surgiu 18 meses depois que Sergio Perez quase atingiu dois fiscais ao sair do box no Grande Prêmio de Mônaco de 2019.
“Ok, é um pouco perigoso deixar os fiscais ali”, disse Grosjean pelo rádio da Haas.
Vettel informou a Ferrari: “Diga a eles para tomarem cuidado se os fiscais estão na pista. É muito, muito perigoso. Diga aos fiscais para saírem, saiam da pista.”
Nem Vettel nem Stroll foram informados sobre os fiscais por seus respectivos engenheiros de corrida.
Entende-se que as reclamações levantadas pelos pilotos não foram repassadas ao Controle de Corrida por suas respectivas equipes.
Porém todos os pilotos já haviam passado pelo local em velocidade reduzida na volta anterior, atrás do Safety Car, quando os fiscais estavam ali.
O Artigo 39.12 dos Regulamentos Esportivos da Fórmula 1, afirma que, uma vez que os pilotos sejam liberados para se reposicionarem, eles devem então “prosseguir ao redor da pista a uma velocidade apropriada, sem ultrapassar, e fazer todos os esforços para assumir uma posição no final da linha”.
Bandeiras amarelas duplas ainda estavam sendo mostradas na pista e nos painéis de iluminação descritos no briefing pré-evento.
De acordo com os regulamentos, nenhuma regra foi quebrada por nenhum piloto, e como consequência, não houve investigações.
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: F1Mania.net Em Dia 30/10/2020 – É o fim? Qual futuro de Perez e Hulkenberg na F1:
Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon