Szafnauer acredita que proximidade da Haas com Ferrari causa atrito com rivais

O chefe da equipe Racing Point, Otmar Szafnauer, acredita que a proximidade da Haas com a Scuderia Ferrari está causando “atrito” entre seus rivais.

No mês passado, a empresa americana disse que buscava “clareza”. Também foi a segunda vez em 2018, que a equipe esteve envolvida em um protesto, após a desclassificação de Romain Grosjean do Grande Prêmio da Itália por correr com um projeto ilegal de piso.

A relação da equipe com a Ferrari está sob escrutínio desde o início da temporada de 2016.

Falando ao Motorsport.com, Szafnauer disse: “Bem, eu acho que quando você projeta, constrói e fabrica seus próprios carros, e há uma equipe que não está fazendo isso, e está recebendo muita tecnologia de uma equipe de ponta, você acaba ‘conseguindo’ esse atrito”.

“Eu acho que é disso mesmo. Não é sobre a competitividade. Essa é a causa raiz do atrito”.

Sobre a desclassificação de Grosjean no Grande Prêmio da Itália, ele disse: “É um pouco curioso que duas equipes tenham um piso que não estava em conformidade com o regulamento depois que a FIA apontou, foi a Haas e a Ferrari”.

Ele acrescentou: “É como ter dois flocos de neve iguais. É difícil para dois designers totalmente independentes projetar uma peça aerodinâmica com exatamente o mesmo raio que não é compatível. São esses tipos de coisas”.

O diretor de prova da FIA, Charlie Whiting, disse que o esporte precisa olhar “com muito cuidado” para as equipes que abastecem outras equipes, e que essas preocupações começaram com a Haas.

A Force India pediu clareza sobre o assunto, após os problemas que foram forçados a enfrentar em 2018.

Szafnauer disse: “Muitas coisas aconteceram este ano com a nossa equipe que tirou nosso foco. Vamos ver aonde vai no futuro”.

“Tanto a FIA quanto a FOM (Formula One Management) estão trabalhando para esclarecer essas coisas, apenas para garantir que as equipes permaneçam como Construtores, e sejam independentes umas das outras.”