Foto: XPB Images
A Aston Martin recebeu a luz verde da FIA sobre a atualização do AMR22. De acordo com a federação internacional de automobilismo, a equipe de Lawrence Stroll agiu de acordo com as regras, mas a Red Bull não acredita muito nisso. Otmar Szafnauer observa com interesse este novo protesto.
Szafnauer, agora chefe de equipe Alpine, trabalhou para a Aston Martin até o ano passado. Como tal, ele naturalmente testemunhou certas fases do desenvolvimento do carro de 2022. Ele está surpreso com o fato de que o novo carro da Aston Martin se parece tanto com o RB18.
“Não faz sentido copiar o carro da última equipe, você copia o da frente”, disse Szafnauer ao AS. “Mas você tem que lembrar que a Aston Martin levou quatorze pessoas da Red Bull para o departamento de aerodinâmica e outras áreas. Adivinha o que eles vão fazer? Eu não sei se isso é uma cópia baseada em fotos, mas acho que isso deve ter começado antes que o Red Bull fosse mostrado ao público em fevereiro. Isso remonta a antes de haver fotos.”
O ex-chefe da equipe Aston Martin, portanto, parece estar sugerindo que não deve ser nenhuma surpresa, se o IP da Red Bull foi usado no desenvolvimento da especificação B da Aston Martin. De qualquer forma, os austríacos já indicaram que não vão deixar por isso mesmo. Uma extensa investigação já foi iniciada.
Não é a primeira vez que uma equipe de Stroll Sr. é suspeita de copiar peças. Em 2020, partes da Mercedes foram copiadas individualmente. A FIA concluiu que isso violava os regulamentos esportivos e aplicou uma multa de 400.000 euros. Além disso, a então Racing Point perdeu quinze pontos no campeonato de construtores.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.