Otmar Szafnauer pediu à FIA que “feche as brechas” em torno do compartilhamento de dados do túnel de vento depois de ficar perplexo com “como diabos duas equipes independentes” alcançaram conceitos semelhantes. Tendo observado carros rivais durante os testes de pré-temporada, Szafnauer acredita que algumas equipes compartilharam dados que levaram a semelhanças no design.
Falando sobre suas observações, o chefe de equipe da Alpine disse que um campo de jogo equilibrado é importante para a F1, e pediu à FIA que ajude a resolver o problema. Explicando suas preocupações, Otmar disse: “Vi soluções em alguns carros que você pensaria ‘como diabos duas equipes independentes conseguiram isso?’”
“Não sei como resolver, mas acho que um campo de jogo equilibrado é importante para a F1.”
“Temos que trabalhar com a FIA para resolver isso, porque, como eu disse, vocês também podem dar uma olhada e pensar como essas duas equipes chegaram a essa solução de forma independente, especialmente quando há uma mudança de regra.”
“Ninguém sabe quais serão as soluções até que você as veja, então como você chegou nisso?”
“Com o tempo, as pessoas procuram e experimentam na parte do túnel de vento, mas não imediatamente. Uma equiparação é importante.”
Acreditando que algumas equipes estão explorando brechas que permitem o compartilhamento de túneis de vento, Szafnauer pediu a F1 “descobrir como fechar essas brechas.”
“Ainda acho que existem algumas brechas que as pessoas que compartilham túneis de vento podem explorar”, acrescentou.
“Se você está compartilhando túneis e está no mesmo lugar ao mesmo tempo e está tomando café com outros aerodinamicistas, existem maneiras de explorá-lo.”