Sebastian Vettel marcou o melhor tempo no teste pós-temporada da F-1 em Abu Dhabi nesta terça-feira, com os pilotos se acostumando com os compostos da Pirelli para 2019.
Vettel, que causou uma bandeira vermelha depois de um incidente na Curva 1 pela manhã, superou Valtteri Bottas no início da tarde para terminar as nove horas de treinos com o melhor tempo de 1:36.812s, com pneus os pneus hipermacios de 2018.
O primeiro tempo de referência de Bottas, 1:37.231s foi o suficiente para mantê-lo na segunda posição. Ele usava o que a Pirelli agora chama de “composto 5” – o mais macio dos compostos disponíveis para 2019.
O primeiro dia de Kimi Raikkonen na Sauber em seu retorno à equipe desde 2001, acabou mais cedo. Raikkonen parou na hora final, quando um problema técnico desconhecido fez com que sua Sauber C37 parasse na pista depois de completar 102 voltas, com a sessão prolongada em 15 minutos para recuperar o tempo perdido.
Lance Stroll calçou os hipermacios de 2018 para colocar a Racing Point Force India na terceira posição, logo que a sessão recomeçou, tendo feito sua estreia pela equipe apesar de ainda não ter sido anunciado oficialmente como piloto da equipe para 2019.
Na hora final, Stroll fez 1:37.909s que o colocou à frente de ambos, Max Verstappen, que não melhorou com os ultramacios atuais, e Sergio Perez, que conduziu a Force India pela manhã.
Lando Norris, na McLaren, pulou para sexto durante a tarde, à frente de Nico Hulkenberg. O piloto da Renault estava atrás do volante do R.S-18 menos de 48 horas após seu capotamento na volta de abertura do Grande Prêmio de Abu Dhabi.
Tanto Perez quanto Norris fizeram seus tempos com o “composto 5”, com Hulkenberg executando os hipermacios de 2018.
Estreante no teste de hoje, Pietro Fittipaldi causou uma bandeira vermelha no início do dia, quando sua Haas parou na pista, e demorou várias horas até que ele voltasse, quando a equipe trocou sua unidade de potência Ferrari.
Fittipaldi fez uma série de melhorias quando voltou à pista pouco antes da hora final e, após a interrupção causada pela bandeira vermelha de Raikkonen, subiu para a P8.
Robert Kubica substituiu seu companheiro de equipe na Williams em 2019, George Russell, para terminar na nona posição.
Raikkonen foi o 11º, à frente apenas de Sean Gelael, da Toro Rosso.
O teste será concluído na quarta-feira, quando as equipes terão a chance final de avaliarem os compostos da Pirelli para 2019 e compará-los com as versões de 2018.
Nenhuma informação é retida neste teste, ao contrário das comparações de pneus às escuras que ocorrem nos testes durante a fase de desenvolvimento do composto, e as alterações de configuração também estão abertas.
Na quarta-feira, Charles Leclerc vai pilotar pela Ferrari pela primeira vez desde que foi confirmado como piloto da Scuderia para 2019, assim como Pierre Gasly pela Red Bull e Carlos Sainz Jr pela McLaren.
Daniil Kvyat também fará seu retorno à F-1 no segundo dia.
Confira os tempos desta terça-feira do teste pós-temporada da Pirelli em Abu Dhabi:
1) Sebastian Vettel (Ferrari) 1m36.812s
2) Valtteri Bottas (Mercedes) 1m37.231s
3) Lance Stroll (Force India/Mercedes) 1m37.415s
4) Max Verstappen (Red Bull/Renault) 1m37.947s
5) Sergio Perez (Force India/Mercedes) 1m37.976s
6) Lando Norris (McLaren/Renault) 1m38.187s
7) Nico Hulkenberg (Renault) 1m38.789s
8) Pietro Fittipaldi (Haas/Ferrari) 1m39.201s
9) Robert Kubica (Williams/Mercedes) 1m39.269s
10) George Russell (Williams/Mercedes) 1m39.512s
11) Kimi Raikkonen (Sauber/Ferrari) 1m39.878s
12) Sean Gelael (Toro Rosso/Honda) 1m40.435s
Pilotos esperados para o teste desta quarta-feira:
Mercedes: Valtteri Bottas
Ferrari: Charles Leclerc
Red Bull: Pierre Gasly
Renault: Artem Markelov
Haas: Louis Deletraz
Force India: Lance Stroll
McLaren: Carlos Sainz Jr
Sauber: Antonio Giovinazzi
Toro Rosso: Daniil Kvyat
Williams: Robert Kubica/George Russell
Veja alguns vídeos do nosso Canal no Youtube. Confira:
Volta Guiada da F1Mania.net no Circuito da Yas Marina, GP de Abu Dhabi:
Quem será o próximo brasileiro na F1? Veja o vídeo:
O “Off the Grid” é uma série de documentários que aproximam os fãs das estrelas da Fórmula E. Inscreva-se em nosso canal para ver os próximos episódios. No segundo episódio, o português Antonio Felix da Costa. Confira o vídeo:
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.