Restrições financeiras podem alterar papel de Adrian Newey na Red Bull
Red Bull está considerando uma mudança de foco para o Diretor Técnico Chefe Adrian Newey, devido às restrições financeiras impostas pelo teto orçamentário da Fórmula 1. Em uma tentativa de nivelar o campo de jogo entre as equipes de elite e as demais, as equipes de F1 foram limitadas a um orçamento de $145 milhões em 2021, quando o teto de custos foi introduzido pela primeira vez.
Embora a aplicação do teto se concentre principalmente nos custos de competição e desempenho, várias áreas-chave estão isentas, incluindo os salários dos pilotos e dos três funcionários mais bem pagos – normalmente o chefe da equipe, o diretor técnico e mais um. Para a temporada de 2023, o teto orçamentário foi reduzido para $135 milhões, limitando a frequência e a escala das atualizações relacionadas ao desempenho que as equipes podiam introduzir.
Red Bull teve grande sucesso na era do teto orçamentário da F1, conquistando três títulos consecutivos de Pilotos com Max Verstappen e dois títulos de Construtores em 2022 e 2023. No entanto, a equipe austríaca enfrentou desafios, incluindo uma violação do teto de custos em 2021, resultando em uma multa de $7 milhões e uma redução de 10% no tempo de túnel de vento.
Relatórios do veículo alemão AMuS afirmam que Newey poderia ser afastado temporariamente para se concentrar exclusivamente em projetos fora da F1, a fim de manter os serviços do britânico enquanto libera uma das três isenções para altos salários. O teto orçamentário e suas complexidades tornaram mais difícil para as equipes reter e promover funcionários internamente, levando a Red Bull a perder talentos importantes como Dan Fallows e Rob Marshall para Aston Martin e McLaren, respectivamente.
Ao perder uma série de funcionários seniores para seus rivais, a Red Bull pode estar esperando que, ao reorganizar Newey, a equipe consiga reter figuras como o diretor técnico Pierre Wache e o chefe de aerodinâmica Enrico Balbo. O designer de alto salário dividiu suas funções na F1 trabalhando meio período no projeto do carro de estrada RB17 da empresa, que verá uma produção limitada de 50 carros pela Red Bull Advanced Technologies. Mesmo que sua contribuição para o projeto da F1 seja em meio período, o salário de Newey ainda deve ser considerado sob as regras do teto de custos.
Com várias equipes expandindo suas operações ao introduzir divisões aplicadas como a RBAT, a FIA em 2023 emitiu a Diretiva Técnica 45 para fechar a possível brecha de figuras técnicas seniores beneficiando programas da F1 fora do teto orçamentário. Como descrito por Newey, o hiper carro RB17 “empurra os limites de design e técnica muito além do que estava anteriormente disponível para entusiastas e colecionadores”, no entanto, a complexidade do projeto levou a escrutínio por parte dos rivais e da FIA.
“Nossos oponentes estão interpretando de tal maneira que o assoalho do RB17 fornece informações para o carro da Fórmula 1, o que é claro, é um completo absurdo. É por isso que temos que encontrar uma solução”, rebateu Helmut Marko quando questionado se o projeto RB17 era um meio de contornar as regras do teto orçamentário da F1.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.