Os pilotos de Fórmula 1 estão aderindo cada vez mais a tendência das redes sociais, sendo além de grandes esportistas automobilísticos, celebridades do Instagram. Quem será que está ganhando o pódio de piloto mais seguido do Instagram?
Compartilhar momentos profissionais, da vida pessoal, comemorações frutos de acordos comerciais e conteúdos interessantes, fazem com que os pilotos caiam na graça de todos os públicos e aumentem cada vez mais seus seguidores no Instagram.
O que eles talvez não esperavam é que se tornariam referências, afirmando o que muitos já notaram. Isto é, obter muitos seguidores no Instagram é uma maneira de se destacar dentro e fora das redes.
E a Fórmula 1, apenas uma categoria entre as várias de Motor Racing, ou corrida com motores, tem chamado ainda mais atenção entre o próprio público e expandindo públicos. Pilotos da equipe Red Bull, equipe Mercedes e equipe Aston Martin fazem os fãs torcerem com emoção. Por isso, fizemos uma lista de pilotos de F1 no Instagram top 10 mais seguidos no Instagram.
1. Lewis Hamilton (@lewishamiton)
Lewis Hamilton (@lewishamiton) lidera o ranking com 33.5 milhões de seguidores, segundo o site GamblingDeals.com. O piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton, com postagens que abrangem além das pistas e aborda temas relevantes como o movimento em defesa das vidas negras (Black Lives Matter), tem um lucro potencial por post de 81.349 euros (aproximadamente 503.000 reais)
Lewis Hamilton possui mais seguidores que a própria equipe por quem pilota nas pistas do automobilismo, a Mercedes, que tem 10,6 milhões de fãs no Instagram. Mesmo que a Ferrari lidere com um pouquinho a mais de seguidores que sua rival (10,7 milhões) ainda assim tem três vezes menos seguidores que o piloto.
Em sua viagem de férias, Lewis Hamilton foi conhecer países da África e fez conteúdos incríveis direto de safaris. Movimentou o Instagram com vídeos e cliques de gorilas selvagens alguns metros de distância e muito carinho nas encantadoras girafas e dos enormes elefantes.
Hoje, Lewis Hamilton é, também, reconhecido pelo seu estilo, que reverbera no mundo da moda e no mundo midiático.
Assim, fica evidente para Lewis Hamilton e outros que o campeonato que importa não é só do Grande Prêmio, ou do Red Bull Racing, ou ser o mais famoso da sua equipe. Mas, principalmente, a temporada de ser se fazer ser visto utilizando redes sociais para isso!
2. Charles Leclerc (@charles_leclerc)
Charles Leclerc (@charles_leclerc) com 11,2 milhões de seguidores ficou com o segundo lugar em pilotos mais seguidos no Instagram. Leclerc concordou com uma prorrogação do contrato com a Ferrari e continuará competindo pela equipe até o final de 2024.
Além disso, Leclerc ficou reconhecido pela solidariedade com Lewis Hamilton após o piloto ser alvo de comentários de teor racista pelo brasileiro Nelson Piquet, devido a uma batida entre Hamilton e Max Verstappen no GP da Inglaterra de Fórmula 1. Após o ocorrido, Lewis Hamilton recebeu apoio da sua equipe Mercedes e outros se manifestaram contra o racismo.
3. Max Verstappen (@maxverstappen1)
Em terceiro lugar, Max Verstappen (@maxverstappen1) tem seguidores na casa dos milhões, 9,8 para ser mais exato. Com apenas 25 anos, Max é Piloto da Fórmula 1 desde 2015, foi campeão duas vezes em 2021 e 2022.
Atualmente é o piloto mais bem pago da Fórmula 1 de acordo com estimativas da revista Forbes, sendo também o piloto da equipe número 1.
4. Carlos Sainz Jr (@carlossainz55)
Filho do bicampeão mundial de Rali, Carlos Sainz, Carlos Sainz Jr (@carlossainz55) ocupa o quarto lugar de mais seguidos do Instagram com 7,1 milhões de seguidores.
O piloto de Fórmula 1, Carlos Sainz Junior, viralizou ao se recusar autografar uma camisa do Barcelona, por ser torcedor fanático do Real Madrid, durante o final de semana do GP da Hungria de 2022. Carlos é, também, companheiro de equipe de Leclerc.
5. Lando Norris (@landonorris)
Lando Norris (@landonorris) com 6,2 milhões ficou com o quinto lugar de pilotos de fórmula 1 mais seguidos no Instagram. Norris conseguiu doações para Fundo de Resposta Solidária à COVID-19 em 2022 durante um evento de streaming online.
O piloto é muito engajado em ajudar pessoas com problemas de saúde mental nas redes sociais. É, também, da mesma equipe que Oscar Piastri, ambos da McLaren.
6. Fernando Alonso (@fernandoalo_oficial)
Fernando Alonso (@fernandoalo_oficial) ocupa o sexto lugar com 5,9 milhões de fãs que o acompanham no Instagram, sem contar outras redes sociais. A carreira de Alonso iniciou com apenas 3 anos quando ganhou um Kart que seu próprio pai havia construído.
Em 2022 Alonso assinou contrato para substituir Sebastian Vettel que anunciou sua aposentadoria na Fórmula 1. Alonso é da equipe Aston Martin, mesma Aston Martin de Lance Stroll, e é um dos favoritos do Grid, mas também compete pela Mercedes.
7. Sergio Pérez (@checoperez)
Sétimo lugar fica com o mexicano Sergio Pérez (@checoperez) 5,8 milhões de fãs e seguidores no Instagram, estreou na Fórmula 1 na Austrália em 2001. Atualmente está ativo em redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e Youtube. É, também, companheiro de equipe de Max Verstappen.
8. Pierre Gasly (@pierregasly)
Em oitavo colocado está Pierre Gasly (@pierregasly), automobilista francês que está na Fórmula 1 pela equipe Alpine, com 4 milhões de fãs e seguidores, vem conquistando o público por seu talento no Grid.
9. Valtteri Bottas (@valtteribottas)
Nosso nono colocado é Valtteri Bottas (@valtteribottas) com 3,7 milhões de seguidores no Instagram. Piloto que substituiu Bruno Sena na equipe Williams na temporada de 2013, em 2021 o piloto automobilístico assinou um contrato de 3 anos com a Alfa Romeo, uma das equipes bem conceituadas. Apesar disso, pilotou por muitos anos com a Mercedes.
10. Kimi Raikkonen (@kimimatiasraikkonen)
Já em décimo colocado, campeão mundial de Fórmula 1 em 2007 e vice campeão em 2003 e 2005, Kimi Raikkonen (@kimimatiasraikkonen) ficou com o sétimo lugar possuindo 2,9 milhões de fãs e seguidores no Instagram e vários cliques com sua mulher e filhos.
Conclusão
Além desses pilotos famosos, há outros que com seguidores de sobra e bastante reconhecidos, como Daniel Ricciardo, o brasileiro Felipe Nasr, e outros no ex-automobilismo, com Nico Rosberg. Cada temporada é especial á sua maneira, com equipes e marcas disputando a fundo, como Mercedes, Red Bull e campeonato como Force India que também é chamativo para o fã de F1.
Ademais, com o constante crescimento das redes sociais, o canal de comunicação entre as pessoas tem crescido cada vez mais, dando espaço para informações que alcançam grandes públicos.
Os pilotos de Fórmula 1 estão cada vez mais engajados em compartilhar informações e movimentos políticos, além da vida privada e do trabalho. Eles tem, assim, uma comunicação direta com seus fãs, aumentando assim a visibilidade da marca do seu trabalho e também de cada um.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.