A Toro Rosso indicou que a mudança do diretor técnico James Key para a McLaren não está sendo realizada com o seu consentimento, confirmando que ele ainda tem um contrato de longo prazo com a equipe.
A McLaren anunciou na manhã de quinta-feira que Key vai se juntar à equipe de Woking, embora não forneça detalhes sobre o título de seu trabalho ou, especificamente, o momento de sua mudança.
A Toro Rosso, em troca, optou por deixar claro que Key ainda está sob contrato.
Acredita-se que ainda haja negociações a serem concluídas com a McLaren em relação ao anúncio da contratação de Key, e que ir a público para lembrar o mundo de sua reivindicação contratual sobre ele, é simplesmente parte da estratégia da Toro Rosso.
Alguns observadores sugeriram que Toro Rosso tem esperanças de usar a situação para conseguir os serviços do piloto júnior da McLaren, Lando Norris, a partir de 2019, mas parece improvável que um acordo entre as duas equipes seja algo apenas financeiro.
Key entendeu que ainda estaria trabalhando na fábrica da STR em Faenza hoje. Ainda não está claro se ele está deixando o cargo, que é o curso normal de ação em tais casos, especialmente considerando que sua situação agora é pública.
“James tem um contrato válido de longo prazo com a Toro Rosso”, disse o diretor da equipe, Franz Tost, à Autosport.
“E é tudo o que posso dizer sobre isso. Não há mais nada a dizer.”
Perguntado se a equipe estava em negociações com a McLaren sobre os termos da saída de Key, ele disse: “Acho que eles virão até nós”.
“Não tenho motivos para discutir isso com eles, porque temos um contrato. Tudo já foi dito.”
Tost, de qualquer forma, insistiu que a equipe tem força suficiente para que o futuro de Key não tenha impacto sobre seus planos de desenvolvimento imediatos.
“Claro, não está nos ajudando, toda essa história em torno de James”, disse ele. “Isso está claro.
“Mas a equipe do lado técnico é forte o suficiente, e há uma boa visão sobre o que temos que fazer com tudo isso”.
“Mas nós simplesmente precisamos também de tempo. Espero que possamos trazer algumas melhorias na segunda metade da temporada, e se funcionarem como esperado, espero que possamos diminuir a distância para os outros times mais uma vez.”