A Toro Rosso confirmou que Pierre Gasly fará sua estreia na Fórmula 1 com a equipe no Grande Prêmio da Malásia neste final de semana, no lugar de Daniil Kvyat, que continua a ser parte do programa da Red Bull.
Gasly, de 21 anos, é apoiado pela Red Bull desde 2014 e no ano passado foi campeão da GP2, mas a Red Bull optou por manter Kvyat na Toro Rosso para 2017.
Ele já havia sido convidado para fazer sua estreia oficial na Fórmula 1 em Sepang, no caso de Carlos Sainz Jr, se transferisse para o lugar de Jolyon Palmer na Renault.
No entanto, Palmer manteve-se firme e pretende correr o resto da temporada na equipe, com Sainz ficando na Toro Rosso.
Os chefes da Red Bull, no entanto, darão a chance para Gasly na Malásia, substituindo Kvyat, e o francês deve permanecer no STR12 para a corrida no Japão.
Kvyat está pronto para retornar na etapa dos EUA, que choca-se com a final da Super Fórmula em Suzuka, com Gasly favorito para levar o título da série.
A Toro Rosso enfatizou que Kvyat continua a ser parte da família Red Bull, mas que ele não participará das próximas corridas depois de uma campanha decepcionante, onde ele marcou apenas quatro pontos.
“A Toro Rosso foi criada pela Red Bull para trazer jovens do seu programa junior para a Fórmula 1 e é isso que estamos fazendo, dando a Pierre essa chance”, disse o chefe da equipe, Franz Tosto.
“Ele é o próximo na linha da Red Bull para esta oportunidade e ele mostrou que merece, tendo vencido o título da GP2 em 2016 e este ano sendo muito competitivo na série Super Fórmula no Japão.
“Ele realmente tem uma chance boa de ganhar o título, já que está a meio ponto do líder.
“A mudança de pilotos nos dará uma oportunidade de tomar uma decisão mais informada sobre nossa escolhas de pilotos para 2018.
“Por uma variedade de razões, algumas devido a problemas técnicos, mas outras foram erros próprios, Daniil realmente não mostrou seu verdadeiro potencial até agora este ano, e é por isso que o estamos deixando de fora das próximas corridas.
“Isso nos dará a oportunidade de avaliar Pierre no caminho certo durante um fim de semana de corrida oficial”.
Os planos da Toro Rosso para as três últimas etapas no México, Brasil e Abu Dhabi não foram revelados.