F1
|
6 de julho de 2018 19:28

Toro Rosso de olho em Ticktum como substituto de Hartley em 2019

Dan Ticktum – desafiante ao título europeu de Fórmula 3 – é o mais novo candidato a uma vaga na Fórmula 1 com a Toro Rosso, na próxima temporada como substituto de Brendon Hartley.

Ticktum, vencedor do GP de Macau de 2017, está atualmente em segundo na Euro F3, um ponto atrás do líder do campeonato Marcus Armstrong, além de ser o vencedor do prêmio ‘Autosport BRDC’.

Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, identificou Ticktum como o seu piloto júnior que estaria pronto para uma corrida na F1 em 2019.

“No final da temporada, sim. Ele é rápido. Louco, mas rápido. Isso nos serve. Ele está apenas um ponto atrás e teve dois problemas técnicos”, disse Marko ao “Motorsport”.

“Estamos procurando o mais rápido. Se eles são de personalidade forte, isso se encaixa, mas ninguém tem que ser tão louco por nós. Nós já concentramos Ticktum até certo ponto”, acrescentou.

Atualmente, o principal obstáculo para Ticktum ter um lugar na F1 em 2019 é obter a superlicença. O piloto precisa cumprir o atual requisito da FIA de ganhar 40 pontos para essa autorização.

Assumindo que Ticktum conquiste o título da F3, ele terminaria a temporada com apenas 30 pontos. Isso daria ao jovem os 14 pontos necessários para uma licença Internacional ‘A’ – que permitiria que ele participasse dos testes da F1 – e os 25 pontos necessários para se candidatar a uma superlicença de treinos livres, mas não um credenciamento de corrida.

Nenhuma exceção sobre essa regra foi feita desde que o sistema de pontos foi introduzido, em dezembro de 2014, após o salto de Max Verstappen, de sua temporada de estreia na F3, para uma unidade da Toro Rosso na F1.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.