A Toro Rosso colocou os dois carros no Q3 no Japão este sábado e provocou Fernando Alonso nas redes sociais após a classificação.
Na sua conta do Twitter publicou um post com as palavras “Agora podemos lutar no Q3”.
É uma provocada sobre algo que o bicampeão mundial disse depois de terminar em P5 na Austrália, na primeira corrida da McLaren com o motor Renault.
N I C E 💪
Now we can fight in Q3! #JapaneseGP #f1jp 🇯🇵 pic.twitter.com/jq9rWiKugV
— Visa Cash App RB F1 Team (@visacashapprb) October 6, 2018
Houve, o lamentável abandono do motor Honda por parte da McLaren depois de três anos sem sucesso, entre 2015-2017.
Alonso e seu companheiro de equipe, Stoffel Vandoorne, foram eliminados na primeira parte das eliminatórias de Suzuka na tarde de sábado.
Brendon Hartley, por outro lado, garantiu sua melhor qualificação ao colocar sua Toro Rosso na terceira fila do grid para a corrida de domingo.
“Sim, eu estava feliz com isso. Eu estava realmente um pouco emotivo e normalmente não sou assim ”, disse Hartley.
“Foi apenas o acúmulo de toda a porcaria nos últimos meses e sei que durante todo o ano, fiquei melhor e melhor. As coisas nem sempre foram do meu jeito.”
“Algumas coisas eu nem sempre pude discutir com a mídia, você sabe. Incidentes da primeira volta, algumas coisas que eu poderia ter feito melhor.”
O novo motor Spec 3 da Honda foi usado pela primeira vez pra valer na Toro Rosso neste fim de semana, depois de um treino na Rússia.
Na sexta-feira, Franz Tost disse que os dois homens tiveram que entrar no Q3 com o novo motor devido ao aumento de potência, e funcionou.
“Um novo PU (unidade de potência), com condições complicadas para dirigir, minha primeira vez em Suzuka. Realmente muito feliz em colocá-lo no P6 ”, disse Hartley sobre o novo motor.
“Eu não sei se é meio segundo, mas é definitivamente muito mais rápido.”
“Não estamos desafiando o Q3, além das condições de chuva em Budapeste.”
“Sem dúvida, é mais rápido, você nem sempre sente isso em pistas diferentes e níveis aerodinâmicos diferentes, mas você o vê no tempo de volta.”
Hartley larga na frente do companheiro de equipe Pierre Gasly, com a dupla começando o Grande Prêmio do Japão no domingo, no P6 e P7.