Tsunoda a caminho da F1: Quais pilotos japoneses o precederam?

Parece cada vez mais certo que veremos um piloto de Fórmula 1 japonês no grid novamente em 2021. Yuki Tsunoda está no centro das atenções para suceder Daniil Kvyat na AlphaTauri. Mas quais pilotos japoneses o precederam?

Embora o Japão seja um país tradicional do automobilismo, produziu poucos pilotos que chegaram na Fórmula 1. A maioria dos pilotos japoneses anteriores lutou para ter sucesso na F1: a bandeira japonesa só foi vista no pódio da F1 três vezes e eles ainda não venceram uma corrida.

O primeiro piloto japonês a iniciar uma corrida na F1 foi, Hiroshi Fushida. Ele se classificou para o Grande Prêmio da Holanda de 1975, mas não largou devido a problemas de motor. Na década de 1970, mais alguns pilotos japoneses se seguiram.

Satoru Nakajima foi o primeiro piloto japonês a correr em uma temporada completa na F1. Entrou para o esporte em 1987 como companheiro de Ayrton Senna na Lotus. No total, ele participou de 80 GP, em uma carreira de cinco anos na F1.

O primeiro piloto japonês a subir no pódio na F1 foi em 1990. Aguri Suzuki conseguiu dar aos fãs japoneses o tão esperado pódio em sua corrida em casa em Suzuka. O piloto da Lola ficou em terceiro. Suzuki começaria um total de 65 corridas e em 2006 formou sua própria equipe de Fórmula 1: Super Aguri.

Depois de Aguri, alguns pilotos japoneses menos conhecidos na Fórmula 1 seguiram, e o país teve que esperar por Takuma Sato antes de outro pódio ser marcado. Sato é talvez o piloto de Fórmula 1 mais famoso e mais bem-sucedido vindo da Terra do Sol Nascente. O piloto de Tóquio participou de 92 Grandes Prêmios. Ele alcançou seu único pódio no GP dos Estados Unidos. Os Estados Unidos também foram o destino de Sato após sua carreira na F1. Ele conseguiu um sucesso incrível na Indy. Ele agora tem seis vitórias lá, duas das quais durante a prestigiosa Indy 500.

Kazuki Nakajima correu duas temporadas pela Williams em 2008 e 2009, mas nunca passou do sexto lugar. O último japonês a correr na F1 foi Kamui Kobayashi. Ele entrou na F1 como substituto do ferido Timo Glock na Toyota. Quando essa equipe deixou a F1, ele foi contratado pela Sauber. Ele também conseguiu um pódio para o Japão em seu país. Kobayashi fez sua última corrida de F1 em 2014, e esta também foi a última vez que um piloto japonês participou de uma corrida de Fórmula 1.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Obrigado! Somos mais de 10.000:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon