Uma turma com 100 mecânicas realizou um tour especial na manhã desta quinta-feira (31) pelo Autódromo de Interlagos, na semana do GP de São Paulo de F1. A visita faz parte do programa de formação em mecânica automotiva de mulheres da região de Interlagos. A ação também integra o programa de ESG do GP São Paulo de F1, que gradua a cada ano 50 mulheres e já acontece há três anos.
De acordo com Ana Paula Santos, uma das engenheiras presentes em Interlagos, vivenciar os bastidores da preparação para a corrida é muito especial e valoriza a capacitação feminina na área.
“Para mim é muito legal porque na mecânica, assim como muitas áreas, ainda é muito difícil para as mulheres conseguirem entrar. E muitas vezes quando a gente se forma, mesmo quando a gente é boa, a gente não consegue lugar no mercado de trabalho. Então, esse projeto é muito legal porque, além de eles ensinarem como fazer, eles também alocam a gente no mercado de trabalho pra gente poder ter aquele primeiro emprego” explica Ana Paula.
Perguntada sobre se o sonho dela era um dia trabalhar na principal categoria do esporte a motor, ela admitiu que sim, mas que gostaria que a categoria também corresse em uma outra cidade onde pretende se estabelecer: Buenos Aires, na Argentina.
“Na verdade, eu gostaria muito de trabalhar na Fórmula 1 em Buenos Aires, que é uma cidade onde penso muito para o meu futuro, então, eu acho que pra mim isso iria ser o perfeito”, completa Ana Paula.
Quem sabe como a permanência do argentino Franco Colapinto no grid, a F1 possa voltar a correr no Autódromo Oscar y Juan Gálvez, pista que recebeu a categoria pela última vez em 1998, com vitória de Michael Schumacher.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.