O chefe de operações da Force India, Otmar Szafnauer, disse que a equipe será capaz de trazer atualizações para o seu carro de Fórmula 1, assim que sua situação de propriedade ficar mais clara.
A equipe ficou sob intervenção administrativa na última sexta-feira, antes do Grande Prêmio da Hungria, depois de uma ação movida por seu piloto Sergio Perez.
A Force India já tinha projetos prontos para produção, mas por causa de seu aperto financeiro, não conseguiu introduzí-los nos carros nas últimas semanas.
Inevitavelmente, isto tem impactado a equipe, e apesar de temer que a Hungria não seja a pista mais forte da temporada, Esteban Ocon e Sergio Perez registraram os piores resultados do ano com 13º e 14º.
Szafnauer disse ao motorsport.com, após a corrida de Budapeste, que quando o time sair da intervenção administrativa e estiver sob nova direção, o potencial fluxo de investimento, permitirá que prossigam com a produção de atualizações.
Estes devem então ser introduzidos para a parte final da temporada.
“Terminar em 13º e 14º não é ótimo”, disse ele. “Não estávamos tão longe, talvez dois ou três décimos de alguns dos pilotos do meio do pelotão.”
“Mas nós simplesmente não tínhamos ritmo. Temos que trazer mais algumas atualizações e, em seguida, sermos mais rápidos e esperamos que possamos fazer isso”.
“Os designs estão prontos, por isso é apenas uma questão de pagar aos fornecedores para começar a construir as ferramentas e a fabricar as peças do carro”.
“Isso não acontece da noite para o dia, mas poderemos implementar esses planos”.
“Devemos ter algumas atualizações boas, esperançosas, mas só o tempo dirá.”
Apesar das dificuldades financeiras da Force India nesta temporada, a equipe ainda é a sexta no campeonato de construtores.
Ela segue a Hass em quinto lugar apenas sete pontos atrás, enquanto a Renault está 23 pontos à frente em quarto lugar, onde a Force India finalizou os últimos dois anos.
No entanto, a Force India está apenas sete pontos à frente da McLaren, o que significa que o progresso será fundamental para evitar a queda, o que teria consequências significativas mais adiante quando se tratar da F1 pagar às equipes pelos resultados no campeonato.
Na penúltima corrida antes das férias de verão, o diretor técnico da Force India, Andrew Green, disse acreditar que a Force India ainda está na luta pelo quarto lugar, mas precisa trazer melhorias.
“Há algumas equipes nessa parte do grid que parecem estar apenas trocando de lugares e alternando a marcação de pontos”, disse Green.
“Poderia haver uma corrida extraordinária para empurrar alguém para fora do alcance ou outra equipe para a disputa, é esse tipo de nível de competição no momento”.
“Ainda é uma corrida armamentista. Se você trouxer novas peças para o carro e fizer com que ele seja mais rápido, você avança”.
“Se você não trouxer novas peças para o carro, você vai para trás, porque todo mundo está trazendo”, finalizou.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.