Verstappen ameaça deixar a F1 devido a mudanças nas corridas sprint

Max Verstappen sugeriu que pode deixar a Fórmula 1, se mais corridas sprint forem adicionadas ao calendário da categoria daqui para frente.

As corridas sprint foram introduzidas na F1 com três corridas em 2021, antes de retornar com três GPs em 2022.

Já a atual temporada tem seis corridas sprint programadas, sendo a primeira na próxima etapa, o GP do Azerbaijão em Baku, no final de abril.

Verstappen tem sido publicamente contra o formato desde que foi introduzido pela primeira vez na categoria, mas agora há propostas para novas mudanças nos finais de semana de corrida, que teriam sessões de qualificação independentes para a corrida sprint e outra sessão de qualificação para o GP principal.

Mas Verstappen afirmou que não permanecerá por muito tempo na categoria, se a F1 continuar fazendo essas mudanças. “Mesmo se você mudar o formato, não acho que esteja no DNA da Fórmula 1 fazer esse tipo de corrida sprint”, disse ele.

“Espero que não haja muitas mudanças, senão não estarei por aqui por muito tempo”, acrescentou o holandês.

Com o calendário da F1 aumentando nos últimos anos com cada vez mais corridas, há temores de que o cronograma esteja ficando saturado.

Verstappen sugeriu que, se a F1 deseja ter emoção todos os dias de atividade na pista, deve descartar as sessões de sexta-feira e realizar eventos de dois dias.

“Não sou nada fã disso. Mas também acho que quando vamos fazer todo esse tipo de coisa, o fim de semana fica ainda mais intenso e já estamos fazendo muitas corridas”, disse ele. “Então eu acho que esse não é o caminho certo a seguir. Eu entendo, é claro, eles querem ter basicamente todos os dias emocionantes.”

Das seis corridas sprint realizadas até agora, Verstappen venceu três, Valtteri Bottas duas, e George Russell uma.

Verstappen continuou: “Mas então acho que talvez seja melhor reduzir o fim de semana, correr apenas no sábado e no domingo e tornar esses dois dias emocionantes.”

“Estamos entrando em temporadas em que teremos 24/25 corridas, porque é aí que vamos chegar, e se começarmos a adicionar ainda mais coisas, não vale a pena para mim de qualquer maneira. Não estou gostando disso. E para mim, uma corrida sprint é mais sobre sobrevivência, não sobre corrida”, acrescentou.

Verstappen diz que a F1 deveria se concentrar em aproximar mais o grid e ter mais equipes lutando na frente, em vez de focar nos eventos sprint.

“Para mim, quando você tem um carro rápido, não há nada a arriscar. Prefiro apenas manter meu carro inteiro, e garantir um bom carro de corrida para o domingo.”

“E mesmo que você mude o formato, não acho que seja o DNA da Fórmula 1 fazer esse tipo de corrida (sprint)”, disse ele.

“F1 é tirar o máximo proveito da qualificação e depois ter um domingo incrível, esse é o DNA do esporte e não entendo ou não sei por que, devemos mudar isso. Para conseguir ainda mais ação, é preciso aproximar os carros, fazer com que mais equipes possam lutar pela vitória.”

“Eu acho que assim, naturalmente o show será ótimo. Se tivermos seis, sete times lutando pela vitória, vai ser uma loucura. Então você realmente não precisa mudar nada”, finalizou Verstappen.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.