Max Verstappen segue com o favoritismo do GP da Áustria da F1. Na classificação realizada na tarde desta sexta-feira (8), o holandês manteve o bom desempenho no Red Bull Ring e conseguiu a pole-position da corrida Sprint.
A tomada de tempos serviu para definir as posições de largada para a prova do sábado. Então, por estar na casa da Red Bull, o atual líder do campeonato já chegou como o grande nome a ser batido em todas as sessões, e assim tem sido feito.
Em uma classificação com duas bandeiras vermelhas no Q3 – uma causada por Lewis Hamilton e outra por George Russell – o campeão de 2021 não se abalou. Então, com a marca de 1min04s984, ficou com a posição de honra do grid da disputa rápida.
Quem divide a primeira fila com o holandês é Charles Leclerc, que ficou com tempo apenas 0s029 mais lento que o ponteiro. Carlos Sainz, Sergio Pérez e George Russell completam os cinco mais rápidos da sessão.
Saiba como foi a classificação do GP da Áustria da F1:
Como o final de semana do GP da Áustria conta com a corrida Sprint, os pilotos estavam se preparando para a classificação ainda nesta sexta-feira. O resultado definiria as posições de largada para a prova do sábado.
No primeiro treino livre no Red Bull Ring, sem grande surpresa, Max Verstappen se colocou como o mais rápido do pelotão. Charles Leclerc não ficou muito atrás do holandês, fechando a sessão em segundo.
Quem começou com um pé atrás foi a McLaren. Lando Norris, que contava com nova unidade de potência, teve um problema com abandono ainda nos primeiros minutos da atividade. Agora, o inglês colocou um motor antigo – portanto, sem punição.
Q1
Autorizado o Q1 e nos primeiros minutos, menos da metade do pelotão optou por não sair em um primeiro momento. Dos nove primeiros competidores que rasgavam as curvas na Áustria, todos estavam com pneus macios.
Nesses instantes iniciais, Charles Leclerc se colocou na primeira colocação com 1min06s762. O monegasco estava apenas 0s044 mais rápido que Sergio Pérez, segundo, mas acabou superado primeiro por Fernando Alonso e, depois, Kevin Magnussen.
Com pouco mais de dez minutos para o encerramento da primeira fase, a ordem dos quatro primeiros eram leclerc, Carlos Sainz, Mick Schumacher e Magnussen e, portanto, todos usando motor Ferrari.
Os pilotos chegavam a completar os giros rápidos, mas os limites de pista estavam fazendo diversas vítimas. Primeiro, Sainz foi quem teve a volta excluída e, depois, foi a vez de Verstappen não conseguir manter sua marca.
Com 6 minutos para o encerramento, os pilotos que estavam na zona de corte eram Alexander Albon, Yuki Tsunoda, Pierre Gasly, Sebastian Vettel e Verstappen – os dois últimos sem tempo feito ainda.
O tetracampeão da Aston Martin aparecia na 18ª colocação com 1s664 de desvantagem para o primeiro. O alemão vinha na missão de tentar avançar para o Q2 desde o GP do Azerbaijão, em Baku.
Encerrada a primeira fase da classificação. A Ferrari ficou com dobradinha seguida por Verstappen, Alonso e Hamilton completando os cinco mais velozes do Q1.
Já na ponta reversa, os competidores que não conseguiram avançar foram Daniel Ricciardo, Lance Stroll, Guanyu Zhou, Nicholas Latifi e Vettel, esse com o tempo deletado, encerrando os cinco últimos.
Q2
Regressiva iniciada para o Q2 e os primeiros nomes que logo trataram de deixar os boxes foram Esteban Ocon, a dupla da AlphaTauri e depois Norris. Os competidores teriam 15 minutos para se colocarem entre os dez primeiros.
Na conclusão das primeiras voltas, Hamilton voltou a se colocar em primeiro com 1min05s538 a apenas 0s030 de Verstappen, segundo. Russell, Leclerc e Sainz completavam os cinco mais rápidos do momento.
Por outro lado, os pilotos que estavam na zona da degola, todos sem tempo marcado, eram Tsunoda, Magnussen, Schumacher, Bottas e Alonso.
Enquanto Leclerc saltou para a primeira posição com 1min05s287, Pérez enfrentava mais uma vez problemas com os limites de pista. O mexicano teve o tempo deletado e, com isso, estava na 11ª colocação.
Os dez primeiros da tabela eram Charles, Hamilton, erstappen, Sainz, Russell, Ocon, Alonso, Schumacher e Magnussen, todos garantindo uma vaga no Q3. Enquanto isso, Norris também teve o giro excluído.
Encerrada a segunda fase e Gasly, Alonso, Bottas, Tsunoda e Norris estavam de fora da última fase da classificação. Portanto, ambas as AlphaTauri, uma McLaren, uma Alpine e uma Alfa Romeo.
Q3
No início do Q3, a direção de prova informou que o mexicano da Red Bull estava sob investigação. O motivo foi para avaliar se excedeu os limites de pista em sua última volta rápida no Q2.
Então, os nomes que iriam brigar pela pole-position da corrida Sprint eram Ocon, Russell, Leclerc, Verstappen, Hamilton, Sainz, Pérez, Magnussen, Alonso e Schumacher – uma Alpine, duas Ferrari, duas Red Bull, duas Ferrari e duas Haas.
Quando estava em seu giro, então, Lewis sofreu uma grande falta de sorte. No terceiro setor do circuito, o heptacampeão acabou errando e bateu forte contra o muro de proteção, interrompendo a sessão com bandeira vermelha.
Hamilton is out of the car after going into the barriers at Turn 7#AustrianGP #F1 pic.twitter.com/Xx8Yo3IG2f
— Formula 1 (@F1) July 8, 2022
O relógio foi interrompido com 5min29s para a bandeira quadriculada. O inglês demorou para deixar seu carro, mas por frustração e não por ter se machucado, pois deixou a cena pouco depois sem grandes problemas.
Dez minutos de interrupção e o treino foi recomeçado para os últimos cinco minutos. Hora da verdade para os competidores que iam para suas últimas tentativas de volta rápida para a definição da Sprint.
Russell vinha em acelerando no Red Bull Ring quando também errou e ao pegar uma zebra, escapou de traseira e acertou o muro de proteção. Mais uma vez a interrupção veio com uma bandeira vermelha com 2min31s para o final.
And now Russell is into the barriers – he's ok
The Mercedes driver spins off at Turn 10
🚩 RED FLAG 🚩#AustrianGP #F1 pic.twitter.com/pJxbMuRiBb
— Formula 1 (@F1) July 8, 2022
Ainda, quando seu carro estava sendo carregado, a direção de prova avisou que o inglês estava sob investigação. O motivo foi que entrou na pista sem permissão – atravessou o traçado à pé para voltar aos boxes.
O treino foi recomeçado apenas para o último giro. O tempo a ser batido era de Verstappen, mas Leclerc conseguiu saltar para a primeira colocação e trouxe Carlos Sainz em segundo.
Entretanto, não foi o suficiente para parar o titular da Red Bull. No último respiro, anotou 1min04s984 para ficar com a pole a apenas 0s029 do monegasco. Sainz, Pérez, Russel completam o top-5.
O grid de largada para a Corrida de Qualificação do GP da Áustria de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull) 1’04.984
2) Charles Leclerc (Ferrari) 1’05.013
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari) 1’05.066
4) Sergio Pérez (Red Bull) 1’05.404
5) George Russell (Mercedes) 1’05.431
6) Esteban Ocon (Alpine/Renault) 1’05.726
7) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 1’05.879
8) Mick Schumacher (Haas/Ferrari) 1’06.011
9) Fernando Alonso (Alpine/Renault) 1’06.103
10) Lewis Hamilton (Mercedes) 1’13.151
11) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull) 1’06.160
12) Alexander Albon (Williams/Mercedes) 1’06.230
13) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari) 1’06.319
14) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull) 1’06.851
15) Lando Norris (McLaren/Mercedes) 1’25.847
16) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes) 1’06.613
17) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 1’06.847
18) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari) 1’06.901
19) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes) 1’07.003
20) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes) 1’07.083
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon