Max Verstappen mais uma vez mostrou a força no GP da Bélgica da F1. Neste sábado (28), no terceiro treino livre, o competidor anotou a melhor volta para se colocar como o mais rápido na última sessão antes da classificação.
O holandês começou a atividade bastante discreto e após as primeiras tentativas figurava apenas na décima colocação. Entretanto, acertou giro voador para cravar 1min56s924 para saltar para a ponta e dali não sair mais. Inclusive, foi o único na casa de 1min56s.
Quem terminou o treino em Spa-Francorchamps na segunda colocação foi seu companheiro de Red Bull Sergio Pérez, que foi 0s947 mais lento que o ponteiro. Lewis Hamilton terminou com o terceiro posto da tabela. Lando Norris e Esteban Ocon completaram o top-5.
As condições para o último treino livre foram bastante complicadas. Todas as voltas rápidas foram anotadas com pneus intermediários, já que o asfalto estava bastante molhado por conta da chuva da parte da noite. Uma leve garoa chegou a cair durante a sessão, mas logo parou.
Confira como foi o terceiro treino livre do GP da Bélgica da F1:
Assim como na sexta-feira, o sábado de treino livre e classificação amanheceu com temperaturas bastante baixas. O termômetro indicava 13ºC, enquanto o asfalto chegava a 15ºC, enquanto a umidade do ar estava em 95%. O vento soprava a noroeste a 6.1 km/h.
Na parte da noite, uma forte chuva caiu na região de Spa-Francorchamps, que inclusive acabou atrasando a corrida da Fórmula 3. Com isso, os pilotos encararam condições molhadas para a última sessão de ensaios.
Luzes apagadas e treino iniciado na Bélgica. As condições da pista estavam bastante complicadas com os pilotos precisando decidir se calçavam pneus de pista molhada ou intermediários. Inclusive, Nikita Mazepin, Valtteri Bottas e George Russell acabaram escapando na pista.
Após as primeiras voltas, os tempos começavam a pipocar na tabela. Pierre Gasly chegou a figurar na primeira colocação, mas logo foi superado por Sebastian Vettel, que logo foi batido por Lewis Hamilton, que virou 1min57s996, nada menos que 1s328 mais rápido que o segundo.
Com o andamento da sessão, os tempos iam despencando no circuito belga. Inclusive, Max Verstappen, após figurar apenas na décima posição, fez volta voadora e anotou 1min56s924, único na casa de 1min56s.
Com metade da sessão realizada, a ordem na tabela era Verstappen, Sergio Pérez, Hamilton, Lando Norris, Lance Stroll, Gasly, Vettel, Russell, Fernando Alonso e Bottas completando os dez primeiros colocados.
O treino vinha com poucas mudanças e poucos acontecimentos. A chuva chegou a dar as caras em determinado ponto, mas na fase final da atividade, foi informado para pilotos e equipes que não era mais esperada água.
Gasly acabou rodando com poucos minutos para o encerramento do cronômetro. O competidor da Alpha Tauri acabou pegando um pequeno trecho de grama e apesar de ter retomado sem problemas, prejudicou o jogo de pneus intermediários.
Treino encerrado e Verstappen fechou o treino como o mais rápido após dominar as atividades. O holandês da Red Bull mostrou grande ritmo com pista molhada e foi o único na casa de 1min56s. Pérez e Hamilton vieram logo na sequência do holandês.