O piloto da Red Bull, Max Verstappen, disse que teria desligado a televisão para não assistir o “completamente inútil” Grande Prêmio da Austrália, se fosse um fã da F1 acompanhando a transmissão.
A primeira corrida da temporada, em Melbourne, teve não somente poucas ultrapassagens, mas também um número de batalhas limitadas. A luta pela vitória não aconteceu, devido a Lewis Hamilton não conseguir se aproximar o suficiente para desafiar Sebastian Vettel, um problema de ultrapassagem já comum na Fórmula 1.
Verstappen fez uma corrida frustrante para ele e equipe, dizendo depois que achou a prova “muito chata”. Perguntado sobre como seria o grande prêmio para os fãs, o holandês respondeu francamente: “Completamente sem valor. Eu teria desligado a TV. Muito chato. Você faz o seu melhor para tentar algo, e eu estava na faixa do DRS o tempo todo, mas não há nada que você possa fazer”, desabafou o holandês.
Verstappen passou quase toda a corrida atrás de carros mais lentos, depois de ser passado pela Haas de Kevin Magnussen no início da corrida e cair para 4º. Ele seguiu Magnussen, mas acabou rodando o carro na curva 1, perdendo mais duas posições. Verstappen conseguiu se recuperar depois de um pitstop e uma intervenção do carro de segurança, mas passou as 27 voltas finais sem conseguir passar a McLaren de Fernando Alonso.
“Aqui você não pode ultrapassar. Olhe para Hamilton e Vettel. É a mesma história com Alonso. Eles também eram muito mais lentos, mas você não pode passá-los. Você tenta, mas não faz diferença. Mesmo que você seja um segundo e meio mais rápido, ainda não é possível ultrapassar”, lamentou Verstappen.
O piloto holandês terminou em 6º, atrás de Alonso e do colega de Red Bull Ricciardo, que largou em 8º depois de uma punição de 3 posições no grid.
A FIA previu que as ultrapassagens seriam difíceis em Albert Park e acrescentou uma terceira zona DRS para a corrida de 2018 na Austrália.